1. (PUC RJ/1994) A crise que culminou no suicídio do Presidente Getúlio Vargas, em 1954, está ligada aos fatores abaixo relacionados, com EXCEÇÃO de um. Assinale-o.
a) Oposição dos setores conservadores à política nacionalista.
b) Reação contra o atentado ao jornalista Carlos Lacerda.
c) Insucesso do plano de investimentos do governo, decorrente da guerra dos preços do café.
d) Manifestações de vários setores operários contra a aceleração da inflação.
e) Apoio irrestrito dos Partidos Políticos à participação do Brasil na Guerra da Coréia.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra:E
e) Apoio irrestrito dos Partidos Políticos à participação do Brasil na Guerra da Coréia.
Não foi um dos motivos que culminou no suicídio do presidente Getúlio Vargas em 1954: e) Apoio irrestrito dos Partidos Políticos à participação do Brasil na Guerra da Coreia.
O ano de 1954 foi marcado pelo suicídio de Getúlio Vargas que foi provocado por diversos fatores, como a oposição dos conservadores à política nacionalista (alternativa a), atentado a Carlos Lacerda (alternativa b), plano de investimentos mal sucedido (alternativa c), setores operários contrários à aceleração da inflação (alternativa d). Além disso, os partidos políticos não apoiaram irrestritamente que o Brasil participasse da Guerra da Coreia, sendo assim, a afirmativa E está incorreta.
Getúlio Vargas foi o presidente que governou o Brasil pelo maior período, por dois mandados. A era Vargas caracteriza-se pela instalação da fase da ditadura, chamada de Estado Novo. Seus dois mandatos foram marcados pela criação de estatais e leis trabalhistas.
Saiba mais sobre Getúlio Vargas em: brainly.com.br/tarefa/7351847
Bons estudos!