1)(PUC-MG / ADAPTADA) Por muitas décadas, a política e a economia dos países da América Latina se viram profundamente influenciadas por um modelo de imperialismo norte americano. Intervenções norte-americanas nos governos dos demais países desse continente são uma constante. O movimento revolucionário que produziu, pela primeira vez na história latino-americana, a quebra da unidade do capitalismo no continente foi: *
1 ponto
a) a Revolução Boliviana liderada pelo ativista político Carlos Montenegro, um dos fundadores do Movimento Nacional Revolucionário (MNR). Movimento esse que surgiu em resposta a Guerra do Chaco (1932 – 1935) ocorrida entre o Paraguai e a Bolívia.
b) a revolução cubana de 1959 que, inicialmente, combatia o imperialismo norte-americano e a ditadura de Fulgêncio Batista. Liderado por Fidel Castro, esse movimento acabou se alinhando posteriormente às ideias do socialismo.
c) o sandinismo na Nicarágua que derrubou o governo de Somoza e tomou o poder, dando início à implantação do socialismo com amplo apoio popular devido a suas medidas de reforma agrária e de acesso a saúde e educação.
d) o governo do Presidente chileno Allende, da Unidade Popular, de duração efêmera, sendo derrubado por um Golpe Militar chefiado pelo general Augusto Pinochet no ano de 1973 que rompeu com os ideais socialistas de Allende.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
1) Revolução cubana de 1959 que, inicialmente, combatia o imperialismo norte-americano e a ditadura de Fulgêncio Batista. Liderado por Fidel Castro, esse movimento acabou se alinhando posteriormente às ideias do socialismo.
2) O caráter socialista da revolução só foi assumido em abril de 1961, ainda que a vitória tenha acontecido em janeiro de 1959. Após a tentativa contra revolucionária liderada pelos Estados Unidos, Fidel Castro anunciou o alinhamento da ilha com a União Soviética.
Explicação:
Aula 43 - Guerra Fria e as suas consequências sociais e econômicas: Revolução Cubana - 3º ANO
Perguntas interessantes