História, perguntado por leonardschn1, 4 meses atrás

1. (PUC-CAMPINAS- 2019- Adaptada) O Império Romano atingiu um grande domínio territorial no ápice de sua expansão, e teve um longo período de paz, conhecido como “pax romana”, que durou até o fim do século II. Com o passar dos séculos, esse período chega ao fim, e a partir do século V, o Império conheceu um processo de declínio e fragmentação. Dentre os fatores que explicam esse processo, cabe mencionar:


A) a política dos imperadores que optaram, no século I, pelo fim do expansionismo e pela desocupação de regiões mais distantes devido aos custos que representavam para Roma.

B) os conflitos sociais provocados pela imposição, aos povos dominados, do catolicismo como a religião oficial de Roma, a partir do ano zero.

C) as disputas políticas entre o governo do Império Romano do Ocidente e o do Império Romano do Oriente, que resultaram na vitória deste último e na imposição de duras medidas e represálias ao império rival, que não resistiu.

D) as dificuldades administrativas decorrentes de sua extensão, da crise do escravismo e das invasões constantes de povos oriundos das regiões que não faziam parte do Império.


Durante o século IV, a velocidade da expansão do cristianismo aumentou muito, especialmente nas cidades romanas. As antigas crenças continuaram existindo, mas o número de fiéis diminuiu muito. Os cristãos passaram a chamar os adeptos das outras religiões de pagãos e, em algumas ocasiões, se dedicaram a destruir seus templos e as estátuas dos deuses antigos. Isso não significa que as religiões tenham vivido em conflito. O cristianismo tomou diversas ideias e características do paganismo para si. Os livros escritos no início do Império e na época da República eram considerados obras-primas da literatura, e mesmo os que falavam de outros deuses eram lidos e apreciados pelos cristãos.


2.(FAMERP- 2007- Adaptada) Segundo o texto, a ascensão do cristianismo na Roma Antiga:


A) não impediu o avanço de outras formas de religiosidade, e o paganismo, apesar de reprimido, continuou a crescer e manteve-se hegemônico.

B) deu-se a partir das conquistas romanas na Palestina e revelou a correção e a supremacia religiosa da fé cristã frente às antigas religiões.

C) não impediu a manifestação de outras formas de religiosidade e, apesar de terem ocorrido tensões, algumas antigas práticas religiosas persistiram.

D) deu-se a partir das cruzadas, que levaram a fé cristã aos pagãos, judeus e muçulmanos que controlavam as terras do Oriente Próximo.


maluxuxusinho: nossaaaaa obgdd seriooo tu e deeemaaaais casava mano clkkk kakakka
maluxuxusinho: alguem tem a de cidadania e civismo de hj ? (31/05)
maluxuxusinho: CIDADANIA E CIVISMO 1)C 2)B (31/05)
danielavirginip52rv9: OBRIGADA GENTE
EzequiasDaniel46444: vlw diasemanuele
maluxuxusinho: galera alguem tem as respostas de hj ?(07/06)
diasemanuele: Resposta do dia! 07/06✏️
Química! B B
Matemática! A D
Geografia! C A
Português! B C
Inglês! A D
maluxuxusinho: mais comooo eu amooo esse povooooo genteeeee serioooo amiga tu e uma amigaaaa
maluxuxusinho: CIDADANIA E CIVISMO C A
maluxuxusinho: alguem sabe a de hj ?(08/06)

Soluções para a tarefa

Respondido por moonchildgirl539
28

Resposta:

1D-as dificuldades administrativas decorrentes de sua extensão, da crise do escravismo e das invasões constantes de povos oriundos das regiões que não faziam parte do Império.

Parabéns, é isso aí! A alternativa correta é a de letra "D''. O Império teve muitas dificuldades em proteger suas fronteiras, tendo em vista sua tamanha extensão. Também houve a crise do escravismo e as invasões dos chamados povos bárbaros contribuíram para o fim do Império Romano Ocidental.

2C-não impediu a manifestação de outras formas de religiosidade e, apesar de terem ocorrido tensões, algumas antigas práticas religiosas persistiram.

Parabéns, é isso aí! A alternativa correta é a de letra “C”. Mesmo com o avanço do cristianismo, tornando-se religião oficial do Império romano, o texto aponta que algumas práticas consideradas pagãs, ainda permeavam a sociedade romana.

Explicação:

Fiz é tava certo☺


armycassy47: Brigadão
Respondido por heloisagoncalves745
14

1 - Dentre os fatores que explicam o processo de declínio do Império Romano, cabe mencionar as dificuldades administrativas decorrentes de sua extensão, da crise do escravismo e das invasões constantes de povos oriundos das regiões que não faziam parte do Império. Letra D.  

O processo de declínio do Império Romano tem início em meados do século 395 d.C., se concluindo em 476 d.C. quando ocorre a dissolução do território.

Sua queda teria sido então uma junção de fatores que foram possibilitados graças a sua grande extensão territorial:

  • Disputas militares pelo poder
  • Invasões dos povos germânicos também chamados de bárbaros
  • Crise econômica
  • Divisão entre a parte Ocidental e Oriental do Império
  • Crescimento do Cristianismo

2 - A ascensão do cristianismo na Roma Antiga não impediu a manifestação de outras formas de religiosidade e, apesar de terem ocorrido tensões, algumas antigas práticas religiosas persistiram. Letra C.

Apesar de o Cristianismo se relacionar com as outras crenças presentes no Império Romano, este foi um fato importante para a sua dissolução.

Quando o Cristianismo ganha popularidade em Roma, muitas perseguições sangrentas são empreendidas a mando do Imperador que exigia que ele fosse o único ser adorado pelo Império, não permitindo uma fé voltada a Jesus Cristo.

Estes conflitos acentuavam ainda mais a crise de identidade vivida pelo povo romano, sendo os cristãos considerados criminosos até o ano de 313 d.C., ano que ocorre o fim da perseguição sob um decreto chamado Édito de Milão assinado pelo Imperador Constantino.

Fique por dentro do assunto:

https://brainly.com.br/tarefa/7428162

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes