Geografia, perguntado por dwadada, 10 meses atrás

1
PróximaAnterior
O período da Guerra Fria foi marcado historicamente por conflitos geopolíticos influenciados pelas potências da época. O texto aborda a questão geopolítica das Coreias.



Nos últimos dias da Segunda Guerra, quando se tornou claro que o Japão se renderia às potências aliadas, a questão sobre o que aconteceria com a Coreia se tornava mais urgente do que nunca. Depois de décadas ocupando a península coreana, os japoneses estavam recuando. EUA e União Soviética concordaram em dividir a Coreia no 38° paralelo em agosto de 1945: os americanos ocupariam a parte sul, os soviéticos, a norte. O plano era devolver o controle aos coreanos e se retirar. E em 1948 várias tentativas foram feitas para levar à reunificação.

WELLE, Deutsche. O que une – e separa – as duas Coreias? Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2020.



Até o términio da Segunda Guerra Mundial, a Coreia consistia em único território ocupado pelos japoneses. O processo da Guerra da Coreia (1950-1953) pode ser identificado na contextualização histórica apresentada no texto, por meio da tentativa de


(A)
divisão do território da Coreia, tendo como base o paralelo 38° N, criando assim a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.


(B)
reunificação das Coreias, divididas pelos interesses geopolíticos norte-americanos e soviéticos.


(C)
enfraquecer o socialismo no sul do território, alinhando-o aos interesses geopolíticos dos Estados Unidos.


(D)
reunificar os territórios das Coreias, o que de fato ocorreu, ao menos por um pequeno período, após o armistício de 1953.

Soluções para a tarefa

Respondido por thomaznina241
0

Resposta:

ACHO q a A

Explicação:

• No paralelo 38°. Foram criadas duas nações autônomas com ideologias geopolíticas contrárias: a República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte), com sistema comunista; e a República da Coreia (Coreia do Sul), com o sistema capitalista.

Perguntas interessantes