1. Produza um texto de no minimo 20 linhas estabelecendo relações entre a revolta da vacina e atual situação da vacinação contra a covid-19
PRECISO URGENTEEEEE PFVR!
Soluções para a tarefa
Resposta:
A luta contra uma epidemia, uma sociedade em plena reforma de costumes, guerra entre informação verdadeira e fake news, negacionistas em polvorosa e até rumores de golpe de Estado. Parece 2020, mas é 1904. A Revolta da Vacina, motim popular ocorrido no Rio de Janeiro, guarda evidentes semelhanças com o mundo de hoje. Mas não vale repetir o chavão de que a história sempre se repete: o evento teve causas, efeitos, dimensão e localização diferentes dos que ocorrem atualmente. De acordo com o historiador Nicolau Sevcenko (1952-2014), em seu livro "A Revolta da Vacina: Mentes Insanas em Corpos Rebeldes", a varíola deixou 3,5 mil mortos no Rio de Janeiro em 1904. Um ano antes, o médico sanitarista Oswaldo Cruz (1872-1917) havia se tornado diretor-geral de Saúde Pública da cidade com a missão de combater essa e outras duas epidemias que assolavam o povo carioca: a febre amarela e a peste bubônica.
Resposta:
A revolta da vacina e atual situação vacinal da covid-19.
Ambos momentos tem muito incomum principalmente o modo que foram conduzidas,obrigatórias com restrições e medidas a quem não tomou,além que ambas em seus devidos períodos sofrem ataques de fakes news(mortes,reações adversas,fórmula,modo de aplicação,Dor) tudo para desestimular a vacinação e criar pânico e histeria o que fez em ambas épocas levaram o surgimento de movimentos antivacinas e negacionista que nao aceitavam a imposição de vacina obrigatório nem acreditavam mesmo com muitos relatos de mortes pela varíola/covid em seus tempos,atrasando as campanhas de vacinação e aumantando as mortes e as taxas de contaminação da epidemia,mas com o tempo esses movimentos foram contidos em anbas épocas e houve o efeito desajado na revolta da vacina foi a erradicação da varíola com a vacinação de toda população do Rj e na covid-19 o aumento da vacinação na população e contimento do virus.