1) Procure expressar o que você entendeu da relação entre moral eliberdade, usando os conceitos: Responsabilidade e Felicidade
2) Procure expressar o que você entendeu da relação entre ética e valores, usando os conceitos: vontade e liberdade.
3) Só faz sentido julgar moralmente a ação de uma pessoa se essa ação foi praticada em liberdade. Comente essa afirmação e dê exemplos.
4) Discorra sobre a virtude e o vício. Analise-os, compare-os e dê exemplos para cada um a partir de seu cotidiano.
5) Sobre o desejo, cite dois exemplos de posturas que possam identificar esta noção a representar os impulsos irracionais do ser humano.
Soluções para a tarefa
1) A moral e a liberdade apresenta uma importante relação, em que uma deve levar em conta a outra, sendo que a liberdade deve se encontrar pautada na moral.
2) A vontade corresponde a uma capacidade volitiva ou do querer, sendo a habilidade que o ser humano tem a possibilidade de escolha racional. Em que a liberdade é condicionada pela ação.
3) A ação pode ser julgada moralmente caso a mesma seja praticada em liberdade na medida que a moral corresponde ao instrumento que deve guiar a decisão de praticar ou não algum ato.
4) As virtudes consistem em características boas do indivíduo e os vícios são atos que todos os seres humanos praticam com grande frequência.
5) São exemplos de ações pautadas pelo desejo: a alimentação e o luxo, sendo impulsos do ser humano.
Bons estudos!
4-Virtudes: virtudes são as características boas do ser humano, aquelas que foram desenvolvidas através dos valores morais e éticos estabelecidos pela cultura em que vivemos.Um exemplo de virtude é o trabalho voluntário, realizado em prol de outras pessoas ou entidades, de modo que o sujeito não receba nada por isso. Outro exemplo é agir com ética no trabalho e na vida social.
Vícios: são defeitos que todos nós seres humanos carregamos conosco, os vícios dizem respeitos aos maus comportamentos, e assim, estão fora dos parâmetros éticos e morais estabelecidos por nossa sociedade. Um exemplo de vício é falar mal de alguém, ou mentir sobre algo, prejudicando a outra pessoa.
Explicação: resposta esperada no classroom