(1) PRIMEIRA ETAPA: Análise da Situação Problema
Ministro diz que BNDES prepara linha de crédito para companhias aéreas (12/06/2020)
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse hoje que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está preparando uma linha de crédito para ajudar as empresas do setor aéreo na retomada da economia. Em entrevista concedida à Rádio Bandeirantes, Freitas ressaltou que a concessão de crédito é uma iniciativa importante para que as empresas possam sobreviver à crise causada pela pandemia do novo coronavírus. "O BNDES tem trabalhado nisso, já tem um programa de crédito formatado que está em execução, está aí para realmente ter um desfecho", adiantou
Segundo o ministro, o BNDES vai atuar em parceria com o mercado e os bancos privados nessa linha de crédito. "O BNDES entra com 60% desse valor, 30% eles vão levantar com a emissão de títulos no mercado e 10% vão vir com os bancos privados", explicou. A expectativa é de que o crédito comece a ser efetivado já nas próximas semanas.
Mercado vê crise pior na Azul e valor em bolsa encosta na Gol pela 1ª vez
Desde que a Azul fez sua estreia na B3, em abril de 2017, seu valor de mercado andou sempre alguns bilhões à frente da Gol. A pandemia da covid-19, porém, veio mesmo para quebrar paradigmas. Na semana passada, a Gol ultrapassou o valor da Azul pela primeira vez desde que ambas convivem na bolsa. Trocando em miúdos: o mercado entendeu que a situação da empresa criada por David Neeleman é mais delicada do que a da companhia da família Constantino.
Hoje (20/05/2020), com alta de 12,3% próximo ao fechamento, a Azul estava avaliada em 5,2 bilhões e a Gol, com ganho de 8,8%, caminhava para fechar o pregão em 4,5 bilhões de reais.
A diferença histórica das empresas, de acordo com Renato Mimica, diretor da EXAME Research, vinha principalmente do fato de a Azul ser percebida como uma empresa em crescimento, enquanto a Gol, mais madura, era tida como um negócio cíclico. “Nesse setor, a companhia mais nova, sem legado de frota, é sempre a mais queridinha”, diz o gestor de um fundo.
“A grande questão é que não dá para saber quando esse setor voltará a apresentar potencial de crescimento”, ressaltou Mimica. As companhias têm previsões diversas, mas são unânimes em esperar encolhimento. A Gol acredita que o setor sai da pandemia 30% menor. A Azul espera que o ano feche com 40% da demanda pré-pandemia e que a normalidade só retornará em 2022. Até a distante normalidade, porém, é a situação de caixa que será o foco principal.
(2) SEGUNDA ETAPA: Realização da atividade
Situação hipotética:
Suponha que a partir de 2022 os efeitos da Covid-19 sobre o mercado de aviação civil brasileiro esteja superado. Assim, você, diretor financeiro da Azul está avaliando possibilidades de estabelecer novas rotas para as regiões Centro-Oeste e Nordeste, do Brasil, em 5 anos. Para isso, projeta-se o aporte financeiro de 950 milhões de reais em investimentos, para atender essa nova demanda projetada. Sabendo da importância de tal decisão para o futuro da Azul, você está realizando junto a sua equipe um minucioso plano de negócios, que contemplará ferramentas de viabilidade de projetos e investimentos, considerando como custo de oportunidade uma taxa de juros de 8,5% a.a.. Assim, os dois fluxos de caixa abaixo foram projetados simulando o recebimento de vendas a partir das novas rotas, num horizonte de cinco anos.
Quadro 1. Fluxos de caixa, valores em milhões de reais
Centro-Oeste NordesteANOVALORANOVALORInvestimento Inicial950Investimento Inicial950Fluxo de Caixa 2022145Fluxo de Caixa 2022160Fluxo de Caixa 2023195Fluxo de Caixa 2023210Fluxo de Caixa 2024235Fluxo de Caixa 2024285Fluxo de Caixa 2025310Fluxo de Caixa 2025360Fluxo de Caixa 2026410Fluxo de Caixa 2026490
Agora, com base nessas informações, você deverá terminar essa análise de investimento, respondendo aos seguintes itens:
01) Calcule o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR) caso todo o investimento seja aplicado em rotas do Centro-Oeste.
02) Calcule o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR) caso todo o investimento seja aplicado em rotas do Nordeste.
03) Com base nos valores encontrados nos itens 1 e 2 acima, ambos os projetos são economicamente viáveis? Justifique sua resposta.
04) Qual decisão a Azul deveria tomar uma vez que a empresa apresenta restrição de capital ou financiamento limitado (projetos mutuamente excludentes)? Justifique sua resposta.
05) Agora, a partir das suas intuições pessoais sobre o futuro nos próximos anos da economia brasileira: você realizaria esse investimento de R$ 950 milhões no Brasil? O que teria mais peso na sua decisão, sua intuição bem desenvolvida e experiente de diretor da Azul, ou, as ferramentas analíticas de avaliação de investimento? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:por favor galera me ajudem nessa..
Explicação:
Perguntas interessantes
Inglês,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
História,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás