1. (PREPARA 2018) Para o racionalismo, a razão, tomada em si mesma e sem apoio da experiência sensível, é o fundamento e a fonte do conhecimento verdadeiro [...] Para o empirismo, o fundamento e a fonte de todo e qualquer conhecimento é a experiência sensível, responsável pela existência das ideias na razão e controlando o trabalho da própria razão, pois o valor e o sentido da atividade racional dependem do que é determinado pela experiência sensível. CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2010,pp. 169-169. O texto trata sobre um importante aspecto da cultura: o conhecimento. Com base no que é mencionado, é possível perceber que a a) a filosofia, no decorrer da história, se posicionou de modo seguro nesse aspecto, sem grandes divergências. b) os principais autores da filosofia estavam convencidos de que o conhecimento se originava das nossas experiências. c) as correntes filosóficas discordavam entre si, impossibilitando, dessa maneira, um avanço do debate sobre o conhecimento. d) o debate entre racionalistas e empiristas mostrou a impossibilidade de se alcançar o conhecimento verdadeiro. e) racionalistas e empiristas não concordavam quanto à origem do conhecimento, já que atribuíam papéis diferentes à razão.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
O texto revela a grande discordância histórica entre racionalistas e filósofos, visto que a origem do conhecimento era um aspecto de grande debate, no sentido de que, para uns, vinha da razão, e para outros, do mundo das ideias (Alternativa E).
Racionalistas acreditavam que o conhecimento era oriundo das experiências e da racionalidade. Já os filósofos acreditavam que o conhecimento era fruto da capacidade crítica no mundo das ideias, através de discussões embasadas.
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Ed. Física,
4 meses atrás
Contabilidade,
4 meses atrás
Química,
5 meses atrás
História,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás