1. Preguiça e covardia são as causas que explicam
por que uma grande parte dos seres humanos, mesmo
muito após a natureza tê-los declarado livres da
orientação alheia, ainda permanecem, com gosto, e por
toda a vida, na condição de menoridade. É tão
confortável ser menor! Tenho à disposição um livro que
entende por mim, um pastor que tem consciência por
mim, um médico que prescreve uma dieta etc., então
não preciso me esforçar. A maioria da humanidade vê
como muito perigoso, além de bastante difícil, o passo
a ser dado rumo à maioridade, uma vez que tutores já
tomaram para si de bom grado a sua supervisão.
Após terem previamente embrutecido e
cuidadosamente protegido seu gado, para que estas
pacatas criaturas não ousem dar qualquer passo fora
dos trilhos nos quais devem andar, os tutores lhes
mostram o perigo que as ameaça caso queiram andar
por conta própria. Tal perigo, porém, não é assim tão
grande, pois, após algumas quedas,
aprenderiam finalmente a andar; basta, entretanto, o
perigo de um tombo para intimidá-las e aterrorizá-las
por completo para que não façam novas tentativas.
Immanuel Kant
Com base na leitura do texto, é correto concluir que,
de acordo com o pensamento iluminista,
a) a busca pela libertação por meio do conhecimento
não oferece perigos.
b) a menoridade intelectual é uma situação
biologicamente definida.
c) a ausência de senso crítico pode ser uma
situação confortável.
d) o tutor é uma figura que estimula a libertação
do pensamento crítico.
e) a maioria da humanidade procura pensar de
maneira autônoma
Soluções para a tarefa
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De acordo com o texto há alguns perigos relacionados com o exercício autônomo, mas estes não são grandes, sendo apenas pequenos tombos, como aqueles que sofrem as crianças pequenas quando aprendem a andar. Contudo, há perigos, de modo que a alternativa A é falsa.
Outra coisa defendida pelo texto é que o hábito de não exercitar a crítica, a autonomia, bota o sujeito em uma situação confortável, de modo que ele pode comportar-se sem refletir, sem preocupar-se, sobre o sentido de seus atos, de modo que podemos dizer que é correta a alternativa C.
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