1- pq a roda costuma ser acoplada a um eixo?
2- qual é o critério usado para classificar polias?
3-um sistrma é montado com 3 engrenagens. A engrenagem A está acoplada a engrenagem B, que por sua vez, está acoplada a engrenagem C. Se a engrenagem A se mover em sentido anti-horário por causa da ação de uma força qual será o sentido da rotação da engrenagem C?
Soluções para a tarefa
1 - A roda costuma ser acoplada a um eixo, pois o movimento de rotação do eixo é que será responsável por dar origem de movimento a roda, o que faz que tenha por função movimentar peças e eixos.
2 - O critério adotado para classificar as polias se dá de acordo com sua geometria, de forma a possuir dois tipos de polias, sendo elas:
- planas;
- trapezoidais.
3 - O sentido da força da engrenagem C será o anti-horário, pois as engrenagens atuam fornecendo movimento oposto a engrenagem ligada a ela, a B atuará no sentido horário, logo, C atua no sentido anti-horário.
Bons estudos!
Resposta:
Normalmente a roda é acoplada a um eixo para que o movimento seja transmitido. A transmissão de movimento é bastante utilizada para o desenvolvimento de motores e veículos.
Assim, é interessante estudar sobre engrenagens, relações entre o tamanho de engrenagens e a quantidade de dentes para a transmissão do movimento.
É interessante das rodas serem ligadas a um eixo também para que ambas as rodas (no caso de um carro) serem interligadas, sendo freadas mutuamente ou serem giradas no caso de uma curva (rodas frontais ).
Explicação: