1. Posso relacionar a frase abaixo com "Elipse"? Por que?
"... O assunto interessa não só aos Traductores mas a todos aqueles que lidam com línguas ..."
2. "Nem todos os paises tem, como nós, ministérios de planejamento ou da viação, enquanto nós por enquanto nada temos de parecido com o Ministério da França"
Posso justificar o enquanto da seguinte forma pela frase de mencionada acima?:
Enquanto: estabelece aqui uma comparação , pode ser adversativa, ideia de oposição. Geralmente é temporal com ideia de simultaneidade. Quer dizer que é uma conjunção reformulativa. Ainda assim é concessiva.
Soluções para a tarefa
SIM, É UMA ELIPSE. A ELIPSE CONSISTE EM SE SUPRIMIR UMA PALAVRA FACILMENTE SUBENTENDIDA: NO CASO O ASSUNTO É A PALAVRA QUE FOI SUPRIMIDA NA SEGUNDA ORAÇÃO PARA TORNÁ-LA MAIS CONCISA E ELEGANTE.
..." 2. "Nem todos os países tem, como nós, ministérios de planejamento ou da viação, enquanto nós por enquanto nada temos de parecido com o Ministério da França" Posso justificar o enquanto da seguinte forma pela frase de mencionada acima?: Enquanto: estabelece aqui uma comparação , pode ser adversativa, ideia de oposição. Geralmente é temporal com ideia de simultaneidade. Quer dizer que é uma conjunção reformulativa. Ainda assim é concessiva.
O SEGUNDO "ENQUANTO ESTÁ DANDO IDEIA DE TEMPO (POR ENQUANTO). O PRIMEIRO É A EXPLICAÇÃO QUE VOCÊ COLOCOU.
1. Posso relacionar a frase abaixo com "Elipse"? Por que? "... O "assunto" interessa não só aos Traductores mas a todos aqueles que lidam com línguas ..."
ELIPSE --> é a supressão de uma palavra que fica subentendida para que não fique um termo repetitivo .
A palavra ASSUNTO não foi retirada da 2ª frase para não ficar repetitivo
...(...)mas a todos aqueles que lidam com " o assunto " línguas ..."
2. "NEM todos os paises tem, COMO nós, ministérios de planejamento ou da viação, ENQUANTO nós, POR ENQUANTO nada temos de parecido com o Ministério da França"
Posso justificar o enquanto da seguinte forma pela frase de mencionada acima?: Enquanto: estabelece aqui uma comparação , pode ser adversativa, ideia de oposição. Geralmente é temporal com ideia de simultaneidade. Quer dizer que é uma conjunção reformulativa.
Ainda assim é :
Você pode justificar as CONJUNÇÕES do seguinte modo :
NEM --conjunção adversativa
COMO --> conjunção COMPARATIVA
ENQUANTO --> conjunção TEMPORAL
POR ENQUANTO ---> conjunção CONCESSIVA
.
.