1) Portugal aderiu ao Bloqueio Continental que Napoleão impôs à Inglaterra? Por quê? De que forma resolveu o problema?
2) O que determinava o decreto de D. João, em 1808, abrindo os portos brasileiros às nações amigas.
3) O que determinava o Tratado de Paz, Aliança e Amizade, assinado entre Inglaterra e Brasil em 1810?
4) Por que as pequenas indústrias que surgiram no Brasil após a revogação do Alvará de 1705 não conseguiram se desenvolver?
5) Quais foram as consequências da Revolução Liberal do Porto para a história do Brasil?
Soluções para a tarefa
1) O Governo de Portugal se recusava á aderir ao bloqueio devido á sua aliança com a Inglaterra, da qual era extremamente dependente. ... Suas riquezas vinham de suas colônias, principalmente do Brasil. Com um reino decadente, Portugal não tinha como enfrentar Napoleão.
2) O dia 28 de janeiro de 1808 viu essa realidade ser alterada por meio de um decreto real que realizou a abertura dos portos brasileiros às nações amigas de Portugal. O decreto de d. João VI dizia que poderiam ser importadas mercadorias trazidas por embarcações de países que mantivessem a paz e a harmonia com Portugal.
3) Segundo o documento, os ingleses pagariam somente 15% de imposto sobre as mercadorias chegadas aos portos do Brasil, enquanto que os portugueses pagariam 16% e outras nações, 24%.
5) Consequências da Revolução do Porto
elaboração e promulgação da primeira Constituição portuguesa, fim do Estado Absolutista em Portugal, articulação da elite brasileira em torno de Dom Pedro, que faria a Independência do Brasil.
Desculpa mais a 4 eu não sei!
Resposta:
4
Explicação:
confia .............