Geografia, perguntado por vazcarlinhos05, 6 meses atrás

1) porque os ativistas do meio ambiente e muitos profissionais da saúde são contrários ao uso excessivo de agrotóxico na agricultura?

2) por outro lado, o governo e a indústria são favoráveis ao uso dessas substâncias. quais são os seus argumentos?

3) você, como consumidor de produtos agrícolas, defende qual ponto de vista? justifique sua resposta. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por anacleia79
7

Resposta:

1)O uso indiscriminado de agrotóxicos pode levar à contaminação da água e do solo e causar efeitos drásticos em espécies não alvo, afetando a biodiversidade, as redes alimentares e os ecossistemas aquáticos e terrestres.

2)Agrotóxicos, também conhecidos como agroquímicos, são largamente utilizados em monoculturas como forma de conter doenças e pragas nas produções agrícolas

3Defensivos agrícolas: fundamentais para agricultura sustentável

Defensivos agrícolas são produtos químicos, físicos ou biológicos usados na agricultura para o controle de seres vivos considerados prejudiciais à lavoura. Eles têm a função de defender as lavouras do ataque de insetos, plantas daninhas e doenças que atingem o ciclo de uma cultura.

São também conhecidos por agrotóxicos, pesticidas, praguicidas ou produtos fitossanitários. Dentre esses, agrotóxico é o termo utilizado pela legislação brasileira.

Os defensivos agrícolas fazem o controle das pragas que prejudicam a lavoura, garantindo a saúde das plantas. O seu uso permite a sustentabilidade da produção agrícola, que mantém o Brasil como um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo.

Explicação; da 3) questão: A agricultura tem o desafio de produzir cada vez mais sem aumentar áreas plantadas. O objetivo é alimentar a população crescente de forma sustentável. No entanto, em condições climáticas favoráveis, as pragas podem causar diferentes níveis de danos, desde leve redução na lucratividade até perda total da lavoura. Em muitos casos, podem causar sérios prejuízos que afetam tanto o produtor como o consumidor final.

Respondido por kalisha2022
2

Em relação a questão 1, 2 e 3, as respostas respectivamente são:  é por que o uso excessivo de agrotóxicos podem causar problemas na saúde, de simples a grave. Além disso, mesmo podendo causar tais riscos, o governo e as indústrias são favoráveis pois há menos perda da colheita com uso de agrotóxicos. No entanto, se o uso de agrotóxicos não causar risco. então não há  motivo para não usá-los.

O que é agrotóxico?

Agrotóxico é uma palavra formada pela a união de duas outras palavras: agro (agricultura) e tóxico (substância tóxica). Com isso, podemos identificar que se trata de produtos que na sua composição utilizam substâncias tóxicas a fim de evitar a aproximação de pestes em plantações, por exemplo, ou para evitar a perda da colheita ou da qualidade dos alimentos.

Os agrotóxicos podem ser divididos em:

  • inseticidas: buscam evitar a aproximação de insetos.
  • fungicidas:  evita e combate possíveis surgimentos de fungos.
  • herbicidas: controla o surgimento e desaparecimento de ervas daninhas.
  • desfoliantes: induzem ao desaparecimento de folhas indesejadas.
  • fumigantes: combate e previnem bactérias nos solos.

Assim, há vários tipos de agrotóxicos e cada uso vai depender do propósito que se quer alcançar.

Aprenda mais sobre agrotóxico em:

https://brainly.com.br/tarefa/2870050

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes