História, perguntado por lianeisaap5us03, 1 ano atrás

1)porque o governo portugues introduziu o sistema de capitanias hereditarias ??
2) quais eram os direitos e deveres dos donatorios em relação as capitanias??
3) que fatores contribuiram para o insucesso da maioria das capitanias ??
4) explique
* capitania hereditaria
* sesmaria
* carta de doação
* foral

Soluções para a tarefa

Respondido por dgodinhoguitar
4

1) O Governo Português instaurou as capitanias pois era incapaz de financiar diretamente a colonização, porque o monopólio do comércio com as Índias se tornou deficitário.

2) Direitos: Explorar os recursos naturais e minerais da terra, desenvolver a agricultura e a pecuária, obtendo lucro com estas atividades, exercer o poder politico-administrativo em sua capitania, doar sesmarias aos colonos, cobrar impostos dos moradores e comerciantes que atuavam na capitania, e outros.

Deveres: Fazer a proteção do território, principalmente da faixa litorânea, contra os invasores, desenvolver a colonização dos territórios, combater tribos indígenas que dificultavam a colonização do Brasil, fundar vilas na colônia e fiscalizar as ações econômicas na capitania, com o objetivo de garantir o monopólio da coroa no comércio colonial e na exploração de pau-brasil.

3) O insucesso se deu principalmente por falta de coordenação entre as capitanias, a distância entre a metrópole (Portugal) e o Brasil, ataques indígenas, desinteresse de vários donatários e insuficiência de recursos.

4) Capitania Hereditária: Forma de divisão pré-colonial das terras tupiniquins pelo governo português a fim de dominar e explorar o território (colonizar).

Sesmaria: A Sesmaria era a concessão de terras no Brasil pelo governo português com o objetivo de desenvolver a agricultura, a criação de gado e, o extrativismo vegetal.

Carta de doação: Carta que garantia a posse da terra aos donatários estabelecendo as obrigações dos mesmos. Um dos itens dizia que a capitania era indivisível e podendo somente ser readquirida pela coroa portuguesa.

Foral: Documento que regulamentava os direitos do rei de Portugal sobre as capitanias.

Perguntas interessantes