Biologia, perguntado por eduardodallavalle, 9 meses atrás

1)porque é importante que haja comunicação intracelular em organismos pluricelulares.

Soluções para a tarefa

Respondido por moraesajinomoto
0

As células dos organismos multicelulares comunicam-se entre si por meio de sinais que emitem umas às outras. Esses sinais estimulam a célula a desenvolver uma determinada função, portanto, são essenciais para os organismos multicelulares.

→ Como ocorre a sinalização?

Cada célula está programada para responder a determinados sinais. Para isso, elas são dotadas de receptores que reconhecem as moléculas sinalizadoras. Essas moléculas podem ser proteínas, aminoácidos, hormônios e várias outras substâncias.

O sinalizador, ao encontrar a célula, é reconhecido e ela responde da maneira adequada. Os sinalizadores podem ser de dois tipos: os que penetram na célula e os que atuam externamente, na superfície celular. No primeiro caso, as células possuem receptores intracelulares, e, no segundo caso, os receptores do sinalizador estão na membrana celular.

A célula que recebeu a molécula sinalizadora, também chamada de ligante, é denominada de célula-alvo. Já a célula que emite sinal ou libera os ligantes é denominada de célula sinalizadora.

A sinalização pode ser dividida em cinco etapas básicas:

Síntese e liberação da molécula sinalizadora pela célula sinalizadora;

Transporte da molécula sinalizadora até a célula-alvo;

Célula-alvo reconhece a molécula por meio de receptores;

Um sinal é emitido;

Modificações no metabolismo celular geram uma resposta celular.

→ Formas de sinalização celular

Podemos classificar a sinalização de diferentes formas, seja pelo tipo de célula e a rota da substância sinalizadora, seja pela célula-alvo. Veja a seguir as principais formas de sinalização:

Sinalização endócrina: nessa sinalização, as moléculas sinalizadoras (hormônios) são secretadas e, pela corrente sanguínea, chegam até sua célula-alvo.

Sinalização parácrina: é um exemplo de sinalização que atua em curtas distâncias, alcançando as células-alvo pelo processo de difusão. Nesse caso, as moléculas atuam em células vizinhas à célula sinalizadora.

Sinalização autócrina: destaca-se pelo fato de a molécula sinalizadora atuar na própria célula, ou seja, a célula-alvo é a célula secretora.

Sinalização sináptica: as moléculas sinalizadoras (neurotransmissores) são lançadas nas sinapses, junções especializadas entre neurônios e células-alvo (outros neurônios, células musculares ou glândulas).

Sinalização neuroendócrina: nesses casos, neurônios especializados secretam neurormônios que, por meio da corrente sanguínea, desencadeiam respostas em células-alvo localizadas em outras partes do organismo.

Perguntas interessantes