Geografia, perguntado por MarcellaEduarda, 1 ano atrás

1)porque as zonas de alta pressão atmosférica são chamadas áreas anticiclonais?

2)porque a pressão atmosférica é menor nas regiões de baixas latitudes?

3)a diferença de pressão do ar atmosférico entre dois lugares é possível devido quais fatores ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Niselinz
9
Olá! :) 
     Atmosfera é "sinônimo" de movimento. Sabemos que nela acontece os processos de circulação do ar. Tendo isso em vista, a atmosfera formam zonas/áreas com características específicas e a pressão atmosférica é um dos conceitos muito importantes a serem entendidos. Vamos lá: 

    1) A pressão atmosférica tem sua variação, principalmente, de acordo com fatores de altitude e temperatura. As zonas de alta pressão atmosférica apresentam condições maiores de frio, ou seja, a ar é mais "pesado", fazendo com que elas dispersem os ventos, sendo chamadas de áreas anticiclonais. Note a formação da palavra pelo prefixo anti, dando uma ideia de movimento contrário ao de uma área ciclonal (de baixa pressão e alta temperatura).
 
    2) Isso acontece porque as áreas de baixas latitudes são localizadas mais ao centro do planeta, ou seja, crescem à medida que se afastam da linha do Equador. E a pressão atmosférica é menor em áreas com temperatura menos elevada (que é o que acontece nas áreas de baixas latitudes), as quais recebem os raios solares com maior intensidade.

    3) A diferença de pressão do ar atmosférico entre dois lugares é possível devido a lugares diferentes apresentarem características diferentes de temperatura, altitude. Por exemplo: alguém que mora na Groenlândia (próximo ao Polo Norte, estará exposto a pressão atmosférica maior do que alguém que mora aqui no Brasil (próximo a linha do Equador).

Bons estudos! :) 
Perguntas interessantes