Sociologia, perguntado por ylunna29, 6 meses atrás

1) Porque a sociologia considera a cidadania fruto de uma conquista social?

2) Como se deu, na História. O reconhecimento dos direitos do individuo? Destaque concepções e documentos relacionados a esse processo?

3) Justifique a relação estabelecida entre a cidadania e a condição de trabalhador assalariado.

4) Discorra sobre a construção da cidadania na sociedade brasileira.

5) Explique por que a política não se restringe ás disputas pelo poder, no âmbito do Estado.

6) O que é poder? Como ele é conquistado e como seu uso se manifesta? Exemplifique.

7) Conceitue, em suas palavras, o que é Estado, diferenciando-o do conceito de governo.

8) De que modo o Estado, na atualidade, se relaciona com as esferas públicas e privadas?

9) De que modo o totalitarismo e o autoritarismo ameaçam as conquistas da cidadania?

Soluções para a tarefa

Respondido por kallebborgeskb46
26

Resposta:

Eles consideram a cidadania um fruto da conquista social, pois é o exercício dos deveres e direitos civis, políticos e sociais e que o comprimento dessas normas fazem uma sociedade mais justa e equilibrada.

Explicação:

Respondido por iaracardososh
4
  1. A sociologia considera a cidadania fruto de uma conquista social, porque, foi um direito conquistado ao longo da história.
  2. Na história o primeiro registro que temos de reconhecimento dos direitos do indivíduo, Data da Revolução Francesa em 1789. Que declarou que os homens nascem livres e iguais em direitos.
  3. A relação entre cidadania e a condição do trabalhador assalariado é direta, pois na sociedade capitalista é necessário trabalhar e receber um salário para se ter acesso a direitos.
  4. A cidadania na sociedade brasileira é um processo ainda em curso, apesar da constituição dizer que todos são cidadãos e tem igual dignidade a realidade é bem mais dura e muitas pessoas ainda vivem a margem da sociedade e distante dos próprios direitos.
  5. A política não se restringe as disputas pelo poder estatal, pois não é somente nessas esferas que se faz política, mas sim em todo ajuntamento humano.
  6. O poder é a capacidade de fazer a sua vontade prevalecer. O poder pode ser conquistado de diversas formas, por exemplo, pelo voto, no caso da escolha dos representantes do governo.
  7. O estado é a instituição burocrática que organiza a sociedade, o governo é um dos aspectos do estado responsável pelas esferas de poder.
  8. A esfera pública é onde o estado tem total domínio e poder, já as esferas privadas, o estado pode incentivar ou barrar, mas ele não domina deixando a iniciativa privada livre.
  9. O totalitarismo e o autoritarismo ameaçam as conquistas da cidadania, a medida que ameaçam tirar direitos e a liberdade do cidadão obrigando este a aceitar a imposição dos governos.

Qual a origem da cidadania?

A cidadania consiste na compreensão de que todas as pessoas devem ser livres e portanto possuir os mesmos direitos.

Estas ideias foram pela primeira vez apresentadas na chamada Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789) que deu-se na Revolução Francesa, promulgada pela Assembleia Nacional Constituinte. Segundo tal declaração, os homens nascem e são livres e iguais em direitos.

No entanto ainda é difícil na sociedade capitalista se garantir a cidadania plena, pois é necessário ter dinheiro para ter acesso a direitos básicos como moradia, saúde, segurança e lazer. Por isto o trabalho assalariado ao mesmo tempo que pode garantir a cidadania, sua ausência completa ou baixos salários podem privar a pessoa de acessar direitos sociais.

Na sociedade brasileira a cidadania ainda não é plena, por conta da desigualdade social e dos elevados índices de pobreza. No entanto as políticas de bem estar social implantadas como o SUS por exemplo, tentam garantir que todas as pessoas tenha acesso a direitos garantidos pelo estado mesmo que não possam pagar por eles.

Outro entrave ao acesso a cidadania é a democracia brasileira que tem no voto sua expressão mais forte, no entanto falha em produzir políticas em espaços fora dos cargos eletivos. Pois política não se resumo apenas aos encargos políticos.

Segundo a constituição "todo poder emana do povo", ou seja, o povo é que tem a capacidade de realizar aquilo que seja melhor para a população, porém o poder que os políticos tem conquistado pelo voto dos cidadãos acaba muitas vezes imperando mais do que a vontade da população que os elegem.

Cabe ressaltar que estado e governo não são sinônimos. O governo é uma parte constituinte do estado, já o estado é a organização burocrática de uma sociedade, que vai dizer quem tem poder e de onde ele vem.

Atualmente o estado manifesta todo o seu poder na esfera pública, porém deixa mais livre a iniciativa privada, regulando, porém não tolhindo ou decidindo por ela.

Há que se tomar cuidado com modelos de governo totalitários e autoritários, pois estes podem acabar retirando direitos e tirando a cidadania e a liberdade de todos.

Para saber mais sobre Cidadania acesse: https://brainly.com.br/tarefa/30507547

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes