1 porque a meiose é importante para a gametogenese?
2 Defina fecundação
3 Defina o desenvolvimento embrionário de seres vivíparos, ovíparos e ovovivíparos
4 Quais são as fases do desenvolvimento embrionário?
5 Explique a segmentação holoblastica e meroblastica
6 Explique gastrulação
7 Defina organogênese
8 Explique o processo de diferenciação celular e células-tronco
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- A meiose proporciona ainda a variabilidade genética através da troca de segmentos entre os cromossomos maternos e paternos e da segregação independente desses cromossomos.
2- Fecundação é a quando o espermatozoide se une ao óvulo e forma o zigoto. Essa formação ocorre no interior das trompas, e o óvulo fecundado em seguida se encaminha na direção do útero.
3- Nos ovovivíparos o embrião se alimenta a partir das reservas nutritivas do ovo e não do corpo materno. Diferem dos animais vivíparos que o embrião é alimentado através da placenta e depende da mãe para se desenvolver e dos ovíparos, cujos ovos garantem a nutrição dos embriões e são depositados no meio externo.
4- suas etapas são: segmentação, gastrulação e organogênese.
5- A segmentação holoblástica, também chamada de total, apresenta divisões em todo o ovo. A segmentação meroblástica, também chamada de parcial, apresenta divisões apenas na região sem vitelo. Na segmentação meroblástica discoidal, que ocorre em ovos megalécitos, a divisão ocorre na região do disco germinativo.
6- gastrulação consiste no processo pelo qual as três camadas germinativas – que são as precursoras de todos os tecidos embrionários e a orientação axial – são estabelecidos nos
7- organogênese é a fase em que ocorre a diferenciação dos folhetos em órgãos. Ela se inicia, nos cordados, com a neurulação, que consiste na formação do tubo neural a partir da ectoderme.