1- Porque a faixa litorânea do Brasil é mais aprovada?
5- Porque não ocorreu conflitos entre os portugueses e os espanhóis pelo território brasileiro?
6- Faça um breve comentário sobre o conflito da Rússia × Ucrânia.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - Porque a paisagem do litoral brasileiro é bem diversificada, composta por dunas, ilhas, recifes, costões rochosos, baías, estuários, brejos e falésias. A região é povoada por uma enorme variedade de animais, entre eles destacam-se: golfinhos, baleias, 800 tipos de peixes, aves, além de uma grande variedade de vegetais.
5 - Porque em 1640, os portugueses restabeleceram a autonomia do seu reino, encerrando a união com a Espanha. Começava a Dinastia dos Bragança com a coroação de Dom João IV como rei de Portugal. Os dois imperadores que governaram o Brasil durante o período imperial, Dom Pedro I e seu filho, Dom Pedro II, pertencem a essa dinastia. Logo após o fim da União Ibérica e a expulsão dos holandeses do Nordeste brasileiro, o comércio de açúcar entrou em crise. A Holanda aprendeu as técnicas de cultivo da cana-de-açúcar e passou a plantá-la nas Antilhas. Dessa forma, os holandeses tornaram-se fortes concorrentes do açúcar produzido no Brasil. Os portugueses não tinham condições financeiras de enfrentar a concorrência por causa da guerra pela restauração do seu trono e também para a reconstrução dos engenhos destruídos nos confrontos que resultaram no fim do domínio holandês no Brasil. Outra consequência foi a formação de expedições para explorar o sertão brasileiro. Até o final do século XVI, os colonos concentravam-se no litoral. A União Ibérica promoveu a suspensão do Tratado de Tordesilhas e isso motivou a busca por metais preciosos. Após a expulsão dos holandeses e a crise econômica que se seguiu, a coroa portuguesa investiu nessas expedições pelo interior brasileiro. Começavam as entradas e as bandeiras.
6 - As forças russas teriam que tomar áreas muito maiores do território do segundo maior país da Europa, incluindo a capital Kiev, uma cidade de quase três milhões de pessoas conhecida por ser resolutamente pró-europeia e pró-Otan.