1) Por volta de 1360 o bispo francês Nicole Oresme deixou manuscritos com notações utilizando potências com expoentes racionais e irracionais e regras sistematizadas para operar com potências. Ainda na França, em 1484, o médico Nicolas Chuquet utilizou potências com expoente zero. Além desses, outros matemáticos contribuíram para o desenvolvimento da notação exponencial até que Descartes nos deixasse a notação de potência utilizada hoje. Fonte: MANOEL, Paiva. Matemática. 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2009. Considerando o conceito de potência, no que tange suas propriedades, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas. I. Caso uma potência apresente base a e expoente _________, ela poderá ser reescrita como a raiz enésima de a elevado a m. II. Sempre que o expoente de uma potência, de base diferente de zero, for __________, o resultado dessa potência será igual a 1. III. Quando um expoente de uma potência é _________, seu sinal poderá ser invertido desde que, para isso, a base da potência também seja invertida. Assinale a alternativa que indica os termos que preenchem corretamente as lacunas das afirmações apresentadas:
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
As respostas são essas:
A) m/n,
B) Sempre que o expoente for igual a zero o seu resultado será igual a 1.
C) Negativo
A potenciação é um produto de fatores iguais, então ela nada mais é do que um forma simplificada de representar uma multiplicação com os mesmos fatores.
Sendo assim o papel da potencial na matemática pode ser considerado de grande importância.
A potência começou a ser utilizada aproximadamente a 1000 A.c. em algumas tabelas babilônicas, com cálculos de acordo com o seu sistema de numeração sexagesimal.
Bons estudos!
ribeironarinha:
TA CONFUSA SUA RESPOSTA
2 a
3 b
Perguntas interessantes