1- Por que, segundo os textos lidos, os direitos do homem e o conceito de cidadania são históricos? Argumente.
2- Quais exemplos são apresentados no texto I de exclusão de grupos ao acesso à cidadania?Atualmente, é possível afirmar que existem grupos e/ou indivíduos que não possuem direitos e/ou acesso à cidadania?
Sua resposta
3- O primeiro texto cita dois momentos importantes: a Independência dos Estados Unidos da América do Norte e a Revolução Francesa. Há relações desses eventos na construção da cidadania e do acesso a direitos que conhecemos no mundo contemporâneo?
4- Se os direitos são históricos, assim como a cidadania, é possível afirmar que podem sofrer transformações à medida que novos valores e questões éticas tornam-se demandas da sociedade?
Sua resposta
Soluções para a tarefa
1. Os direitos do homem e conceito de cidadania apesar de serem universais e inalienáveis, não foram respeitados desde sempre. A maioria dos direitos universais foram conquistados na Idade Moderna, por meio de revoluções e guerras, por isso são considerados pelo autor como "históricos".
2. São citados como grupos excluídos as mulheres e toda população que compunham os "súditos" de um rei, que não participavam da vida política e não tinham direitos garantidos.
3. Sim. A Independência dos Estados Unidos foi marcada pela instituição também de vários direitos aos homens e ideais de liberdade e igualdade nesse país. Já a Revolução Francesa firmou uma grande mudança nos moldes sociais e políticos do mundo, quebrando com o Antigo Regime.
4. Os direitos podem sofrer alterações com o tempo, mas alguns são considerados universais e inalienáveis, por isso não devem ser mudados, como exemplo o direito à educação.
Espero ter ajudado, bons estudos!