1.Por que René Descartes é considerado o pai do racionalismo moderno e em que consistia seu método para o conhecimento?
2. Em que consistia a teoria da tábula rasa de John Locke?
3. Como Espinosa explica e relacionava Deus e natureza?
4. Segundo Descartes, Deus correspondia a que tipo de substância?
5. Segundo David Hume, o que é necessário considerar na busca pelo conhecimento?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
1- A base dessa teoria está no que o filósofo entendia como lógica. Ele defendia a ideia de que o ser humano é capaz de construir o próprio pensamento. Para ele, todo ser humano é formado por uma substância pensante (a mente) e por uma substância externa (o corpo).
2-Locke detalhou a tese da tábula rasa em seu livro Ensaio acerca do Entendimento Humano, de 1690. Para ele, todas as pessoas nascem sem conhecimento algum (i.e. a mente é, inicialmente, como uma "folha em branco"), e todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido através da experiência.
3-Spinoza ainda nos faz o alerta para o fato de que: “Deus fez todas as coisas em consideração do homem, e que criou o homem para que este lhe prestasse culto. ... Com efeito, a crença de Spinoza era em um Deus baseado no seguinte princípio: Deus e Natureza são a mesma coisa — Deus sive Natura (Deus ou Natureza).
4-Nesta ordem de ideias, Descartes admite a existência de três substâncias: 1- Res cogitans (espírito): substância pensante, imperfeita, finita e dependente. 2- Res divina (Deus): substância eterna, perfeita, infinita, que pensa e é independente.
5-Hume era empirista, ou seja, acreditava que todo conhecimento provém da experiência...