1. Por que podemos dizer que toda chuva é acida?
2.Que tipo de chuva é acida preocupa os ambientalista?
3.Qual é a importância do efeito estufa para a vida na Terra?
4.Qual é o maior risco do agravamento do efeito estufa?
5.Estabeleça em uma relação entre efeito estufa e aquecimento global?
Soluções para a tarefa
1-Muitos desses óxidos ácidos estão presentes na atmosfera terrestre, portanto eles reagem com a água da chuva e o resultado é a “chuva ácida”. Esse termo foi usado pela primeira vez pelo químico e climatologista inglês Robert Angus Smith, para descrever a precipitação ácida que ocorreu na cidade de Manchester, no início da Revolução Industrial.
A chuva já é naturalmente ácida em razão da presença do gás carbônico (CO2) na atmosfera. Todavia, os óxidos principais que contribuem para o efeito da chuva ácida são os óxidos de nitrogênio (NOx) e os óxidos de enxofre (SO2 e SO3). Vejamos como cada um desses óxidos ácidos vão para a atmosfera, quais ácidos eles formam ao reagirem com as águas das chuvas e quais são as consequências desse fenômeno
2-A chuva ácida composta por enxofre, nitrogênio que são resultantes da queima de combustiveis fosseis (carvão, oléo, diesel, etc).
3-O gás carbônico, o metano, dióxido de nitrogênio, vapor d’água e as nuvens são responsáveis por formar uma barreira que permite a passagem da radiação solar e retém o calor irradiado. O nome desse processo é efeito estufa.
4-O processo do efeito estufa é o jeito da Terra se manter aquecida. O efeito estufa é um fenômeno natural. Os gases da atmosfera funcionam como uma capa protetora que impede a dispersão total desse calor para o espaço exterior. Acontece que se o equilíbrio dos gases for alterado, este desequilibro pode alterar o clima da Terra. É por isso que o mundo todo se preocupa com o aumento do CO2 na atmosfera
5-O efeito estufa é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra.
Parte da energia solar que chega ao planeta é refletida diretamente de volta ao espaço, ao atingir o topo da atmosfera terrestre - e parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra, promovendo o seu aquecimento. Uma parcela desse calor é irradiada de volta ao espaço, mas é bloqueada pela presença de gases de efeito estufa que, apesar de deixarem passar a energia vinda do Sol (emitida em comprimentos de onda menores), são opacos à radiação terrestre, emitida em maiores comprimentos de onda. Essa diferença nos comprimentos de onda se deve às diferenças nas temperaturas do Sol e da superfície terrestre.
De fato, é a presença desses gases na atmosfera o que torna a Terra habitável, pois, caso não existissem naturalmente, a temperatura média do planeta seria muito baixa, da ordem de 18ºC negativos. A troca de energia entre a superfície e a atmosfera mantém as atuais condições, que proporcionam uma temperatura média global, próxima à superfície, de 14ºC.
Quando existe um balanço entre a energia solar incidente e a energia refletida na forma de calor pela superfície terrestre, o clima se mantém praticamente inalterado. Entretanto, o balanço de energia pode ser alterado de várias formas: (1) pela mudança na quantidade de energia que chega à superfície terrestre; (2) pela mudança na órbita da Terra ou do próprio Sol; (3) pela mudança na quantidade de energia que chega à superfície terrestre e é refletida de volta ao espaço, devido à presença de nuvens ou de partículas na atmosfera (também chamadas de aerossóis, que resultam de queimadas, por exemplo); e, finalmente, (4) graças à alteração na quantidade de energia de maiores comprimentos de onda refletida de volta ao espaço, devido a mudanças na concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.
Essas mudanças na concentração de gases de efeito estufa na atmosfera estão ocorrendo em função do aumento insustentável das emissões antrópicas desses gases.
As emissões de gases de efeito estufa ocorrem praticamente em todas as atividades humanas e setores da economia: na agricultura, por meio da preparação da terra para plantio e aplicação de fertilizantes; na pecuária, por meio do tratamento de dejetos animais e pela fermentação entérica do gado; no transporte, pelo uso de combustíveis fósseis, como gasolina e gás natural; no tratamento dos resíduos sólidos, pela forma como o lixo é tratado e disposto; nas florestas, pelo desmatamento e degradação de florestas; e nas indústrias, pelos processos de produção, como cimento, alumínio, ferro e aço.
Espero ter ajudado
1- Pois o que torna a chuva ácida sao os elementos que estão no ar, entao ela pode ser acida por causa do CO, do S, N, etc.
2- (Não tenho certeza) A chuva ácida em que é preocupante é a com CO pois ele afeta muito mais a natureza do que as outras. Ele afeta mais porque nos humanos o produzimos em grande quantidade, já as outras é mais a natureza quem faz.
3- O efeito estufa é um ciclo biológico da Terra, ele serve para que não tenha grandes populações e etc. Ele funciona da seguinte maneira: quente, frio, mais quente, mais frios, e vai indo nisso, até que um dia vai estar tão frio que entraremos em outra era glacial, isso é apenas um ciclo biologico.
4- Como falado ele é um ciclo, mas antecipa-lo não é nada bom, e com os humanos poluindo cada vez mais é o que esta acontecendo, uma aceleração disso tendo em conta que em muitos lugares as estações climáticas ja estao distorcidas.
5- O efeito estufa faz com que o planeta aqueça, esse é o seu papel, mas nao em uma maneira tão acelerada quanto a que estamos passando, isso se deve ao fato dos poluentes, gases, lixos emissores entre outros.