1) Por que para Platão a desigualdade segundo a natureza de cada um era justa? 2) Como vocês veem atualmente esta desigualdade de classes sociais existente no mundo, não mais segundo a natureza, mais pela poder do capital? 3) As pessoas do século XXI siaram de fato da caverna das ilusões ou ainda presos a ela? Argumentem sobre o assunto. 4) Como vocês veem a critica de Platão sobre as formas de governo de sua época? Será que elas seriam válidas hoje?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Para Platão a desigualdade social era proveniente de uma desigualdade intrínseca de um individuo para o outro, portanto a igualdade seria uma "ilusão", portanto as desigualdades sendo provenientes de uma desigualdade inerente, a mesma seria justa para todos.
2) As desigualdades de capital são provenientes tanto de uma estrutura social quanto de sua propria natureza individual, existem inúmeras causas para a mesma, porém não irei me aprofundar nelas, o fato é que as mesmas podem ser classificadas como justas ou injustas.
3) Muitos individuos ainda se mantêm restritos a seus ideais e a que estão condicionados a verem e portanto,poucos individuos poderiam "sair da caverna" e continuariam apenas a "ver as sombras".
4) Sim, Platão acreditava em um sistema político-jurídico baseado em reis filósofos, aonde os mesmos seriam governantes íntegros e que possuem consciência de seus deveres morais diante de sua população, ao contrário da política moderna cunhada por maquiavel e os principios iluministas.