1- Por que para a sociologia é importante transpor os limites do senso comum?
2- A sociologia, a Antropologia e a ciência política integram o conjunto das ciências sociais. Caracterize cada uma dessas matérias explicando a diferença entre elas.
3- Qual o contexto de surgimento da sociologia como ciência?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1
A imaginação sociológica, acima de tudo, exige de nós que pensemos fora das rotinas familiares de nossas vidas cotidianas a fim de que as observemos de modo renovado, livre dos juízos de valor e da influência do senso comum.
3
Sociologia é uma ciência situada dentro do conjunto das ciências humanas. O objetivo da sociologia é estudar, entender e classificar as formações sociais
Explicação:
2
Ciência Política
Neste segmento, o estudo é direcionado para análise de sistemas, organizações e processos relacionados à política de uma sociedade. De maneira geral, a ciência política analisa a estrutura, mudanças e processos governamentais que regem uma sociedade, de modo que possam contribuir para promoção de justiça, segurança e direitos civis.
Um cientista político pode trabalhar em empresas, sindicatos, igrejas e demais instituições, com intuito de analisar o processo de gestão e diretrizes, em prol de melhor desempenho desses grupos.
Antropologia
A antropologia é um segmento das Ciências Sociais que se dedica a investigar a cultura e as diversas manifestações do homem, desde a linguagem a ritos religiosos. O antropólogo de formação pode trabalhar com comunidades diversas catalogando e etnografando seus costumes, ritos, linguagens e hábitos a fim de manter um relato o mais fidedigno quanto possível dessas realidades.
Trabalhos antropológicos podem auxiliar por exemplo, na criação de diagnósticos, catalogações e pareceres cultural-sócio-econômicos para a criação de políticas públicas que visem promover a equidade entre as pessoas.
Sociologia
É uma área que estuda as questões referentes ao homem e seu comportamento em determinada sociedade. Diferente da antropologia, a sociologia tem estudo mais direcionado para a sociedade, como um todo. De que forma e por que os seres humanos se relacionam de uma maneira particular.
Um sociólogo pode atuar como docente das redes públicas e privadas, do ensino fundamental, médio e superior.