1. Por que os filósofos pré-socráticos eram conhecidos como “filósofos pré-socráticos”?
2. Inicialmente, os pré-socráticos foram divididos em escolas de acordo com as localidades onde se encontravam. Posteriormente, passaram a ser divididos conforme seus pensamentos e métodos de estudo. Explique, em poucas palavras, os pensamentos de cada escola pré-socráticos.
Soluções para a tarefa
1 - Os primeiros filósofos foram chamados de pré-socráticos por se situarem, cronologicamente, antes de Sócrates, o qual modificou os rumos da Filosofia grega.
2 - Escola Jônica: Os filósofos desta escola procuravam investigar os primeiros princípios, partindo da observação da natureza. O que lhes interessava era essencialmente o problema cosmológico, aparecendo aí o homem apenas como um ser entre os outros que constituem a natureza.
Escola Pitagórica: Defendia que todas as coisas são números e o princípio fundamental de tudo seria a estrutura numérica.
Escola Eleata: Defendia que o princípio de tudo estaria na unidade lógica promovida pela existência de um ser único e soberano, Deus. Essa concepção contrapunha-se à religião grega tradicional, essencialmente politeísta.
Escola Atomista: Supunha que a matéria seria constituída por átomos e vácuo. Tais átomos seriam indestrutíveis e imutáveis, enquanto as variações da matéria dependeriam de modos de agrupamento dos átomos (algo como nossas moléculas).
Escola da Pluralidade: Todos eles afirmavam não haver um único elemento causador de tudo, mas uma composição plural que originou o Universo. Para Empédocles, essa origem dava-se com base nos quatro elementos da natureza — terra, fogo, água e ar.