História, perguntado por rafaelsouza23, 7 meses atrás

1 - Por que o século XVIII foi de profundas transformações na Europa ? *
2 - Quais as consequências da expansão das ideias iluministas para as colônias das Américas ? *
3 - Explique : Liberalismo Político e Liberalismo Econômico. *
4 - Compare: Mercantilismo e Liberalismo Econômico. *
5 - O que é monopólio comercial ? *
6 - Por que o Alvará de D. Maria I (1785) reforçou as práticas mercantilistas adotadas por Portugal no Brasil ? *
7 - Por que, a partir do final do século XVIII principalmente, industriais ingleses começaram a defender a existência de livres mercados ? *

Soluções para a tarefa

Respondido por mojitoakihana
84

Resposta:

╔─━─━─━─¤×¤─━─━─━─╗

P E T  2

S E M A N A  1

1 - Por que o século XVIII foi de profundas transformações na Europa ?

No século XVIII o Iluminismo e filósofos contribuíram para que ocorressem revoltas contra a monarquia, e a favor do poder público e propriedades privadas.

2 - Quais as consequências da expansão das ideias iluministas para as colônias das Américas ?

As Américas se influenciaram com essas ideias iluministas, assim, ocorreram rebeliões contra a colônia e processos de Independência.

3 - Explique : Liberalismo Político e Liberalismo Econômico.

Com base nas pesquisas, Liberalismo Político é uma doutrina que defende direito à liberdade, e a igualdade perante as leis, e o Liberalismo Econômico defende a livre comércio sem intervenção do Estado, a livre concorrência, e propriedade privada.

4 - Compare: Mercantilismo e Liberalismo Econômico.

No Mercantilismo a ideia é que os reis e burgueses tomem conta das vendas, e do dinheiro, já no Liberalismo Econômico a ideia é venda livre e propriedade privada, sem que o estado tome conta dos seus bens e trabalho.

5 - O que é monopólio comercial ?

Quando a Metrópole apenas fazia comércio e comprava de suas colônias, vendiam caro e compravam barato. É também domínio de apenas uma empresa sob determinado produto ou serviço.

6 - Por que o Alvará de D. Maria I (1785) reforçou as práticas mercantilistas adotadas por Portugal no Brasil ?

Para favorecer o poder do governo de Portugal no comércio do Brasil.

7 - Por que, a partir do final do século XVIII principalmente, industriais ingleses começaram a defender a existência de livres mercados ?

Porque queriam vender seus produtos para países fora da Europa.

╚─━─━─━─¤×¤─━─━─━─╝

Explicação:

~(˘▽˘~)   Espero ter ajudado vocês.  (~˘▽˘)~

Fiz com base no texto e pesquisas, espero que esteja correto. ( ̄﹃ ̄)


mixxmichaellis: QUERIA O RESTO DAS OUTRAS SEMANAS
mojitoakihana: procura
milliemillenape04xw: Obrigada
Respondido por dbrclx
0

1. Os historiadores consideram o século XVIII de grandes mudanças em toda Europa. Isso ocorreu especialmente pelo surgimento de novas ideias trazidas pelos pensadores iluministas nos anos de 1700.

Tais pensadores questionavam principalmente o absolutismo monárquico, os privilégios da camada social na qual se encontrava a nobreza e o poderio da Igreja Católica (naquele momento da história).

Assim, os ideais iluministas defendiam a liberdade de expressão dos cidadãos e os seus direitos de participação das decisões políticas e sociais, o que culminou em grandes transformações na Europa no século XVIII.

Absolutismo Monárquico

Poder absoluto dos reis

O absolutismo monárquico é o poder inquestionável que detinha os monarcas, sobre o qual os reis se consideravam verdadeiros deuses, pois suas vontades eram reputadas absolutas e incondicionais.

2. A expansão das ideias iluministas chegou também nas Américas, trazendo consequências para o modelo comportamental das colônias americanas.

Dentre essas consequências do iluminismo nas colônias da América estão:

  • inúmeras rebeliões contra o poder colonial; e o
  • processo de independência.

3. O Liberalismo Político e o Liberalismo Econômico são ideias advindas do movimento iluminista, contudo cada uma ocupa sua temática social, veja-se:

O movimento conhecido como Liberalismo Político rejeita a ideia de que o Rei seja considerado uma divindade, bem como nega o entendimento de que os cidadãos deveriam se submeter a regimes autoritários. Por fim, pregavam, ainda, o direito a propriedade privada.

Já o Liberalismo Econômico era o movimento que criticava o Mercantilismo de forma ferrenha, isso porque esse sistema tinha sido a base para a formação dos impérios coloniais, vigorando na Europa desde o final do século XV.

4. O Mercantilismo está ligado à mão do Estado atuando diretamente na economia da sociedade. O Liberalismo Econômico é pautado na ideia de independência e liberdade econômica, entendendo, portanto, que o Estado não deveria interferir na economia, pois seria um assunto dos particulares.

5. O Monopólio Comercial é um fenômeno que ocorre quando não há concorrência sobre determinada prestação de serviço ou a disponibilidade de algum produto, ou seja, apenas uma empresa detém aquela mercadoria ou serviço, comandando o mercado, por ser ela uma fornecedora exclusiva.

6. O Alvará de D. Maria I (1785) reforçou as práticas mercantilistas adotadas por Portugal fechando as industrias brasileiras com o intuito de exatamente de reforçar as práticas mercantilistas.

7. As indústrias inglesas começaram a defender a existência de livres mercados pois elas desejavam vender os seus produtos diretamente aos consumidores que viviam fora da Europa.

Assim, a existência de livres mercados, sem a interferência estatal para proibir tais práticas, permitiria que os produtos ingleses adentrassem em outros países, alcançando novos consumidores e chegando a novos mercados, além das seus próprias fronteiras.

Aprenda mais sobre as ideias iluministas e o mercantilismo em:

https://brainly.com.br/tarefa/4504942

https://brainly.com.br/tarefa/25580794

https://brainly.com.br/tarefa/8116569

https://brainly.com.br/tarefa/2510488

https://brainly.com.br/tarefa/26082896

https://brainly.com.br/tarefa/21919485

https://brainly.com.br/tarefa/13227227

Anexos:
Perguntas interessantes