1- Por que o período regencial do Brasil pode ser definido como um “Império sem cabeça”?
2- As revoltas regenciais trouxeram muitos problemas para o governo, fosse ele conservador ou liberal. Quais interesses essas correntes políticas tinham em comum?
3- O que foi o Golpe da Maioridade? Qual a intenção dessa manobra política?
4- A repressão do governo para acabar com várias revoltas regenciais foi violenta. Muitas delas tiveram até mesmo a pena de morte decretada aos envolvidos. A repressão à Farroupilha, entretanto, foi diferente. Por quê?
5- Quais problemas foram enfrentados pelo jovem imperador assim que ele assumiu o trono do Brasil?
6- A Revolução Praieira foi a última revolta no Império. O que representou a derrota desse movimento?
7- As revoltas escravas tiveram como resultado a morte de seus líderes. O que o governo e as elites queriam demonstrar com essa medida externa?
8- Qual é a relação entre Golpe da Maioridade e as revoltas no Brasil estudadas neste capítulo?
9- Por que esta afirmação é falsa? Luís Alves de Lima e Silva recebeu o título de duque de Caxias porque controlou pacificamente as revoltas.
10- Qual é a relação entre a legitimidade popular dos dois imperadores do Brasil e seus locais de nascimento?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- esse período foi conhecido como "IMPÉRIO SEM CABEÇA" , pois D. Pedro II era uma criança, ele não poderia assumir o trono, por isso o Brasil foi governado por Regentes.
2- O desejo de uma emancipação polícia, social e econômica de Portugal.
3- O golpe da maioridade, ocorrido em 1840, foi uma decisão outorgada pelo parlamento brasileiro declarando o príncipe herdeiro, D. Pedro II, Imperador do Brasil, a despeito da menoridade do príncipe, que impedia sua coroação até 1843, ano em que ele completaria 18 anos.
O objetivo do Golpe da Maioridade era restabelecer a estabilidade política ao Brasil. O País estava marcado por confrontos políticos e sociais no Primeiro Reinado (1822-1831) e que se mantinham no Período Regencial (1831-1840).
4- Pois na farroupilha, muitos dos revoltosos pertenciam a grandes famílias, essas que tinham poder econômico e poderiam ser um problema caso a revolução recebesse o mesmo tratamento que as demais
5- Por ser muito jovem (apenas 15 anos) ele teve uma grande desaprovação da população,que não acreditava que o jovem imperador tinha maturidade para assumir tal posição. Além disso, na mesma época estava acontecendo a guerra dos farrapos que era uma guerra de caráter republicano que era contra o governo imperial
6- A revolução Praieira foi um movimento que se deu no Brasil, entre 1848 a 1850, esse movimento foi provocado por disputas politicas, quando senadores do Partido Conservador, vetaram a aprovação de um senador do partido liberal, Revoltados com tal atitude, os deputados do partido liberal iniciaram a revolta, que contou com parte da população, reivindicaram o voto livre e a liberdade de imprensa.
7- Que estavam dispostos a matar para que a revolta acabasse. E além disso, quando se mata o líder, os seguidores ficam sem rumo, o que enfraquece o movimento.
8- A maioria teve início com a revolta da população contra sistemas politicos, absolutismo e a liberdade
9- As revoltas foram reprimidas com forca bruta. A.cabanagem por exemplo, deixou mais de 30 mil mortos (dos dois lados)
10- Dom Pedro I, ele nasceu em Portugal mais era brasileiro de ''coração'', sua legitimidade aumentou ainda mais quando ele proclamou a nossa independência
Dom Pedro II, nascido e criado aqui. após a morte do seu pai, adotou o Brasil como seu símbolo
Espero ter ajudado, bons estudos guerreiro(a) :)
Explicação: