1- Por que o desenvolvimento da industrial nacional foi um ponto central para as críticas sociológicas brasileiras?
2- Descreva o ponto de vista de Celso Furtado a respeito da teoria do subdesenvolvimento econômico brasileiro.
3- Aponte os principais aspectos da teoria da dependência desenvolvida por Fernando Henrique Cardoso, Ruy Mauro e Theotônio dos Santos
4- Explique o que foi a política de substituição de importação e suas consequências para o Brasil.
Soluções para a tarefa
1- A principal crítica realizada pela sociologia ao desenvolvimento industrial, é pelo fato desse desenvolvimento acontecer de forma inapropriada, pois ele nasce de um processo de exploração do trabalho do homem.
Fora isso, gerou no homem o sentido capitalista e na nação o uso inconsciente e acelerado dos recursos naturais, sem respeitar seu tempo de recuperação.
2- A teoria de Celso Furtado, nos mostra que o subdesenvolvimento surgiu como uma consequência planejada do capitalismo. Foi uma condição imposta pelo capitalismo a sociedade e as nações, com um vasto encadeamento histórico.
3- As principais características mostradas na teoria da dependência, falam a respeito de uma posição de subdesenvolvido planejada pelo capitalismo para algumas nações.
A teoria mostra que países subdesenvolvidos estão fadados a esse posto, a não ser que a ideia dos países que comandam o capitalismo e o mercado internacional mudem a seu respeito.
4- A ideia principal da política de importações, era reduzir o número de importações realizadas e reduzir a dependência internacional, gerando empregos e novas áreas de atuação. As consequências no Brasil foram o avanço tecnológico acelerado, a criação de novas industrias nacionais e um patamar ditatorial.