1-Por que o Brasil foi o último País da América a acabar com a escravidão?
2-O que foi o movimento Abolicionista?
3-Como aconteceram as leis Abolicionistas?
O que significa ser brasileiro (a)?
4-Por que a maioria dos brasileiros ainda hoje pensa, agem e vêem as pessoas negras de forma preconceituosa?
5-Qual a nossa relação com outras culturas?
6-Quais são nossos valores, nossos sentimentos, nossos ideais?
valendo 35 points
Soluções para a tarefa
Resposta: ( Só sei responder a primeira pergunta):
Ainda após a independência de Portugal, o trabalho escravo no Brasil era permitido. Mesmo com pressões internacionais, nosso país demorou a criminalizar a escravidão porque a economia açucareira era extremamente dependente da mão de obra escrava.
Explicação:
Ou seja, para tentar salvar a economia, abriu-se mão da humanidade. Entretanto, o Segundo Reinado em crise viu-se obrigado a ceder às pressões e abolir a escravidão, ainda que lentamente através da Lei do Ventre Livre e da Lei do Sexagenário.
Somente quando viu-se no café uma saída possível para utilização de mão de obra barata (ainda que não fosse "gratuita"), o Brasil pode livrar-se da escravidão.
Espero ter ajudado ;)
1 - O Brasil foi o último país das Américas a abolir a escravidão, pois não havia interesse das classes mais altas e dos comerciantes de escravos na abolição, o intento era manter a estrutura da sociedade para que os benefícios para essas classes fossem mantidos.
Brasil: o último país a abolir a escravidão
Havia uma pressão mundial no movimento de abolição para seguir os novos padrões civilizacionais, contudo, o Brasil não queria abrir mãos dos velhos padrões. Assim, a abolição foi um processo tardio marcado por muitas lutas.
Continue estudando sobre Linguagens de matriz africana em: https://brainly.com.br/tarefa/44499993
2 - O abolicionismo foi um movimento mundial para acabar com a escravidão. No Brasil esse movimento cresce a partir da década de 1870 e mobiliza diferentes frentes da sociedade brasileira em defesa do fim da escravidão.
O que é o abolicionismo?
O Brasil foi o último país das Américas a abolir a escravidão, sendo assim, foi necessária a luta dos escravizados em prol da abolição. Deve-se considerar que os escravizados foram protagonistas na luta pela sua emancipação.
Também houve mobilização política e a adesão de outros grupos da sociedade ao movimento.
Saiba mais sobre a África em: https://brainly.com.br/tarefa/36931717
3 - O movimento abolicionista ganhou força, após 1870, com a publicação de duas leis que estimulariam o processo da abolição, as quais foram a Lei do Ventre Livre e a Lei dos Sexagenários.
Leis da abolição da escravização
- Lei do Ventre Livre: publicada em 1871, afirmava que todo filho de escravo nascido após esta data deveria ser considerado livre. Assim, o dono de escravo deveria dar a sua liberdade com 8 anos, seguido de uma indenização, ou com 21 anos, sem indenização.
- Lei dos Sexagenários: publicada em 1885 afirmava que era preciso conceder alforria aos escravos que possuíssem mais de 60 anos, contudo, estes escravos foram obrigados pela lei a prestar "serviços indenizatórios" por três anos.
Continue estudando sobre História em: brainly.com.br/tarefa/19457881
4 - Muito do preconceito praticado atualmente é reflexo da abolição tardia, pois ficou fixada na memória histórica que a comunidade negra não merecia a abolição, assim, mesmo com as leis do fim da escravização, os negros ainda eram obrigados a prestar serviços, por exemplo.
Preconceito no Brasil
O rompimento imediato com a memória da escravização, potencializaria uma sociedade mais disposta a rever suas ações. No entanto, o processo foi tão demorado que fortaleceu algumas características de pensamento preconceituoso.
Saiba mais sobre a África em: https://brainly.com.br/tarefa/36931717
5 - O Brasil é um país marcado por outras culturas, pois houve um processo de mistura entre raças e comunidades a partir da colonização. Esse processo é chamado de mestiçagem e este conceito instaurou uma problemática devido às reflexões pontuados por Gilberto Freyre em Casa Grande e Senzala.
Ao afirmar que o brasileiro mestiço é modelo racial de "boa convivência", Freyre legitima, sem intencionalidades intolerantes, a ideia de que a raça branca "salvou" a negra da selvageria e, assim, "se produziu" o mestiço, o salvamento para a raça negra em que o herói é o homem branco.
Continue estudando sobre Linguagens de matriz africana em: https://brainly.com.br/tarefa/44499993
6 - Cada indivíduo possui os seus próprios valores, sentimentos e ideais, contudo, é possível analisar os valores e ideais e atravessavam o período da escravização e da abolição.
Valores, ideais, escravização e abolição
Nesta época havia classes altas que não queriam abrir mão dos seus privilégios, e havia também a comunidade negra e outros grupos que os apoiavam, os quais defendiam a abolição.
Valores e ideais das pessoas escravizadas
- Resiliência
- Resistência
- Persistência
- Garra
- Sede por direitos
Continue estudando sobre História em: brainly.com.br/tarefa/19457881