Filosofia, perguntado por lf017980, 9 meses atrás

1. Por que o Brasil é considerado um país continental?
2. Explique como funcionou o Tratado de Tordesilhas:
3. Como ocorreu a divisão com as Capitanias
Hereditárias?
6. Com que intuito surgiu a proposta de divisão do Brasil
de 1913?
7. Que critérios foram utilizados na divisão regional do
Brasil de 1913?​

Soluções para a tarefa

Respondido por suzanybatistad74
0

legal

Explicação:

calma aí voce responder voce espera.so um pouquinho

Respondido por amandacarolinaaguiar
4

Resposta:

1--O Brasil é considerado um país com dimensões continentais, pois apresenta extensão territorial de 8.514.876 Km2.

A grande extensão territorial do Brasil proporciona ao país uma enorme diversidade de paisagens, climas, topografia, fauna e flora.

2_O Tratado de Tordesilhas, assinado na povoação castelhana de Tordesilhas em 7 de junho de 1494, foi um tratado celebrado entre o Reino de Portugal e a Coroa de Castela para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as Coroas fora da Europa. Este tratado surgiu na sequência da contestação portuguesa às pretensões da Coroa de Castela, resultantes da viagem de Cristóvão Colombo, que um ano e meio antes chegara ao chamado Novo Mundo, reclamando-o oficialmente para Isabel, a Católica (1474-1504).

3__As capitanias hereditárias surgiram por ordem do rei português D. João III, no ano de 1534, sendo a primeira divisão territorial e administrativa implantada pelos portugueses na América Portuguesa.

Basicamente, o território da América Portuguesa foi dividido em 15 grandes faixas de terra, que tiveram sua administração entregue a interessados. A vida das capitanias como única forma de divisão e administração teve vida curta, uma vez que, em 1548, surgiu o Governo-Geral.

6__Os critérios utilizados para esse processo foram apenas aspectos físicos – clima, vegetação e relevo. Dividia o país em cinco regiões: Setentrional, Norte Oriental, Oriental, Meridional.

Perguntas interessantes