História, perguntado por cachorrocomduvida, 2 meses atrás

1-Por que o apagamento cultural, ao qual o historiador Luiz Antonio Simas se refere, foi um instrumento de dominação recorrente na escravidão?

2-O que o autor quis dizer com: "Há um senhor de engenho morando em cada brasileiro, adormecido. Vez por outra ele acorda, diz que está presente, se manifesta e adormece de novo, em sono leve"?

3-Por que é tao difícil acabar com as mazelas que a escravidão produziu na sociedade brasileira?

4-Em sua opinião, o que poderia ser feito para que a sociedade brasileira conseguisse superar as consequências da escravidão?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por vitomanoeli
4

Para podermos discorrer sobre questões de escravidão, devemos citar:

1) O apagamento cultural é um processo corrente até hoje no Brasil, visto que não nos é ensinado uma língua nativa ou africana nas escolas. Isto não quer dizer que as culturas morrerão, visto que alguns de nós busca e ou conhece esta cultura por nossos próprios meios. A cultura é a humanidade de um povo, apagá-la é dizimar uma civilização.

2) O chamado senhor de engenho tem uma proposta de elitista que comprometerá o equilíbrio do tecido social democrático, uma vez que ele é o elitista que continua marginalizando pessoas que não são elite, tendo como todos os que não são de sua "classe" como engenho ao qual ele servirá como senhor.

3) A escravidão no Brasil deixou mazelas que são intimamente ligadas aos comportamentos que se seguem. Embora pareça óbvio, podemos ver que ainda se usam as pessoas nativas e pessoas negras como moeda de troca em política, propaganda e relações afins, não abrindo espaço para que estes sejam parte ativa, mas objeto de ações controlada.

A dificuldade de acabar com estas mazelas que a escravidão produziu está no âmago do que diz respeito a cidadania. O Brasil é uma democracia nova e frágil, ainda possuí muitas oligarquias, então ainda possui uma elite fechada a seus interesses que, geralmente, não envolvem cidadania de nativos e pessoas negras.

4) As consequências trazidas pela escravidão poderiam ser superadas se colocassem igualmente as pessoas por meio de medidas sociais, como método social-financeiro de entrar nas faculdades, conseguir emprego. Pois as pessoas afetadas pela história se sentiriam parte de uma sociedade se corrigindo de seu passado desumano.

Escravidão no Brasil, isto acabou?

Quando falamos sobre apagamento cultural, senhor de engenho e escravidão no Brasil, estamos falando de dominação.

Para que possamos compreender os exemplos de dominação, devemos compreender sobre o que difere nossa humanidade entre desejo e vontade de um agente dominador que nos induz a isto.

Leia mais sobre escravidão no Brasil: https://brainly.com.br/tarefa/932226

#SPJ1

Perguntas interessantes