1) Por que não podemos afirmar que a passagem da mitologia para a filosofia foi um milagre?
2) Quais foram os elementos históricos que contribuíram para o surgimento da filosofia? Explique-os.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Pois isso foi fruto de culminação do processo gestado ao longo do tempo.
2- a) a invenção da escrita= A escrita gera nova idade mental porque a postura de quem escreve é diferente daquela de quem apenas fala. Como a escrita fixa a palavra para além de quem a proferiu, exige maior rigor e clareza, o que estimula o espírito crítico.
b) o surgimento da moeda=com seu uso, as riquezas começaram a circular muito mais rapidamente, pois o seu transporte tornou-se muito mais simples e prático do que transporte tornou-se muito mais simples e prático do que transportar mercadorias para troca. Nasceu, assim, a economia de mercado e, com ela, a figura do comerciante, que se coloca entre o produtor e o consumidor, ou seja, torna-se aquele que compra e vende mercadorias, cujas diferenças de valores atingem seu objetivo: o lucro.
c) A Lei Escrita= até então dependente da interpretação da vontade divina ou da arbitrariedade dos reis, tornou-se codificada numa legislatura escrita. Regra comum a todos, norma racional, sujeita à discussão e à modificação, a lei escrita passou a encarnar uma dimensão propriamente humana.
d) O Cidadão da Polis= A originalidade da polis é que ela estava centralizada na ágora (praça pública), espaço onde se debatiam os problemas de interesse comum. era elaborado o novo ideal de justiça, pelo qual todo cidadão tinha direito ao poder. A polis se fez pela autonomia da palavra, não mais a palavra mágica dos mitos, palavra dada pelos deuses, e, portanto, comum a todos, mas a palavra humana do conflito, da discussão, da argumentação.
e) A Consolidação da Democracia= O apogeu da democracia ateniense ocorreu no século V a.C., Os cidadãos livres, ricos ou pobres, tinham acesso à assembleia. Tratava-se da democracia direta, em que não eram escolhidos representantes, mas cada cidadão participava ele mesmo das decisões de interesse comum. O hábito da discussão pública, na ágora, estimulava o pensamento racional, argumentativo, mais distanciado das tradições míticas.
Explicação: Estou ciente que ficou uma resposta muito grande, porém quis deixar uma resposta bem completa
espero ter ajudado <3