História, perguntado por yannasouzasantoss, 7 meses atrás

1) Por que Martim Afonso de Sousa e os colonizadores portugueses demoraram a chegar ao Planalto Paulista, onde fundaram as vilas de Santo André da Borda do Campo (atual região do ABC paulista) e de São Paulo de Piratininga (atual cidade de São Paulo)?

2) Quais acontecimentos marcaram a fundação da Vila de São Paulo de Piratininga (atual cidade de São Paulo)?

3) São Paulo enriqueceu quando os Bandeirantes encontraram ouro em Minas Gerais? Sim ou Não? Por que?

(pvf me ajudem é pra hjjj)

Soluções para a tarefa

Respondido por umdoisj1
1

Resposta:

isso e texto explicando mas dá pra resumir

Santo André da Borda do Campo de Piratininga foi a primeira povoação europeia na América Portuguesa a se distanciar do litoral, situada em local indeterminado entre os campos do planalto de Piratininga e a mata da serra de Paranapiacaba, na Capitania de São Vicente, zona que hoje ocupam os municípios de São Caetano do Sul, Santo André e São Bernardo do Campo[1].

A povoação foi fundada por João Ramalho, por sugestão do Padre Leonardo Nunes, possivelmente em 1550.[2] Elevada a categoria de vila por Tomé de Sousa em 1553, e sempre sob pressão dos ataques dos nativos, a população e o predicamento de vila, isto é, de município, transferiu-se para o povoado jesuítico de São Paulo de Piratininga, onde está hoje o Pátio do Colégio, em 1560, a pedido de Manuel da Nóbrega e por ordem do governador-geral Mem de Sá. A documentação da "Câmara de Santo André da Borda do Campo" encontra-se hoje no Arquivo Histórico Municipal de São Paulo.

2

A povoação de São Paulo de Piratininga surgiu, em 25 de janeiro de 1554, com a construção de um colégio jesuíta, por 12 padres, entre eles Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, no alto de uma colina escarpada, entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí.

3

sim eles enriqueceram . sim. Mais de um século antes do ciclo do ouro em Minas Gerais - este sim bem conhecido -, já se garimpava metais preciosos na base do Pico do Jaraguá, na atual zona oeste da capital, e em áreas próximas.

Segundo historiadores e geólogos, muitas pepitas ainda podem estar enterradas em cidades como Guarulhos, Itapecerica da Serra, Mogi das Cruzes e Embu-Guaçu, além da própria capital paulista.

Na região onde está o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, havia um grande garimpo que funcionou até o século 19. Em Iguape, no sul do Estado de São Paulo, a atividade mineradora era tão grande que, no século 16, havia uma casa de fundição nos mesmos moldes da instalada tempos depois em Ouro Preto, durante o Ciclo do Ouro em Minas Gerais, no século 18


yannasouzasantoss: obrigada
umdoisj1: de nada
Perguntas interessantes