História, perguntado por Chesuis, 10 meses atrás

1 - Por que Getúlio Vargas e a Revolução de 1930, no que diz respeito ás mudanças sociais no Brasil, podem ser considerados ambíguos?
2 - Situe a Revolução Cubana no contexto das relações internacionais da segunda metade do século XX e explique os fatores que contribuíram para a adoção do comunismo pelo governo de Fidel Castro.

Soluções para a tarefa

Respondido por delayofgame2009
2
1- A imobilidade na ordem social e a manutenção de classes inferiores dentro de limites conquistaram o apoio das elites industriais nascentes e das oligarquias cafeeiras, muito fortes durante a República Velha. Ou seja, houve uma quebra com a Revolução, mas ao mesmo tempo, com seu populismo, Vargas foi centralizador, e manteve a rigidez da censura, do controle da economia e da sociedade.

2- Cuba estava na esfera de influência dos EUA. Mas a América Latina já experimentava levantes com ideias comunistas, embora sem sucesso. Os problemas sociais eram propícios à insatisfação na ilha, e as ideias propagadas agora pelos sucessos da Revolução Russa e da Revolução Chinesa acabaram se alastrando, e com o apoio Soviético, mesmo com os embargos e bloqueios econômicos, a ilha se manteve sob o regime de Castro. A existência de uma nação comunista causou tensão, já que alguns episódios, como a Invasão da Baía dos Porcos e a Crise dos Mísseis de Cuba colocaram o mundo a beira de um conflito de grandes proporções.

:)

delayofgame2009: Espero que ajude!
Perguntas interessantes