Saúde, perguntado por gabi20076, 11 meses atrás

1 ) Por que é importante inspirar pelo nariz?
2) Cite o nome dos órgãos na ordem de entrada do ar.
3) Como acontece um engasgo?
4) Como acontece a troca gasosa nos alvéolos? 5) Qual a função do gás oxigênio?
6) Por que um pulmão é maior que o outro?
7) Qual a relação entre o sistema circulatório e respiratório? 8) Como funciona a produção da voz? 9) Explique o que é laringite, sinusite, faringite, bronquite e asma.
ME AJUDEM POR FAVOR ​

Soluções para a tarefa

Respondido por fabriciofabricioluiz
7

Resposta:

1) Puxar o ar pelo nariz é fundamental, porque ele está mais preparado para receber o oxigênio direcionado ao pulmão. Além disso, a cavidade nasal tem pelos que ajudam a limpar as impurezas do ambiente.

2) Fossas nasais (as narinas), cavidade bocal (a boca), faringe, laringe, traquéia, brônquios, alvéolos e pulmões.

3) O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir o alimento ou objeto que toma um caminho errado. Na parte superior da laringe localiza-se a epiglote, que funciona como uma porta que permanece aberta para permitir a chegada do ar aos pulmões e se fecha quando engolimos algo, a fim de bloquear a passagem do alimento para os pulmões e encaminhá-lo ao estômago. Em alguns casos, a epiglote falha, o alimento segue para a laringe e para, bloqueando a passagem de ar até os pulmões e isso faz com que o organismo reaja com jatos de ar que são enviados pelas terminações nervosas da laringe. A saída do alimento ocorre pela boca ou nariz e marca o fim do engasgo.

4) A hematose é um processo de trocas gasosas que ocorre nos alvéolos. A hematose acontece quando o oxigênio proveniente da respiração pulmonar chega aos alvéolos pulmonares. Nesse local, o oxigênio difunde-se para o sangue presente nos capilares à sua volta e o gás carbônico presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos (trocas gasosas).

5) O oxigênio é um gás vital para o planeta Terra, pois contribui para a sobrevivência dos seres vivos e ajuda a proteger a camada de ozônio contra os raios ultravioletas.

6) O pulmão direito é dividido em 3 partes, conhecidas como lobos. O pulmão esquerdo possui 2 lobos. O pulmão esquerdo é menor, porque o coração está localizado desse lado do corpo. ... Captar oxigênio e livrar-se do dióxido de carbono, são as principais funções dos pulmões.

7) O sistema circulatório e o sistema respiratório estão intimamente ligados, uma vez que é o sangue que transporta o oxigénio a todas as partes do corpo humano onde ele é necessário.

O sistema circulatório é constituído por um órgão impulsionador - coração - e por vasos sanguíneos que transportam o sangue.

8) A matéria prima da voz é o ar, que entra pelo nossos nariz e boca chegando aos pulmões. A produção do som irá ocorrer no momento da expiração na nossa laringe, que se localiza no pescoço. Lá estão posicionadas as nossas cordas vocais e quando expiramos, a laringe se aproxima de maneira que o ar que está voltando passe pelas cordas e faça com que elas vibrem. A frequência da nossa voz é definida pelo comprimento das nossas pregas vocais. Por isso que as mulheres têm a voz mais aguda que a dos homens, pois suas pregas são mais curtas, assim como as das crianças que são menores que as dos adultos.

9)

Sinusite: é uma inflamação das cavidades dos ossos da face, em que bactérias invadem as fossas nasais, podem causar dor na face e corrimento nasal mucoso (algumas vezes com pus).

Bronquite Crônica: ocorre nos brônquios, a respiração torna-se curta e os acessos de tosse são constantes.

Asma: É uma doença respiratória em que a constrição dos brônquios e a inflamação de sua mucosa impedem e/ou limitam a passagem do ar, causando dificuldade respiratória.

Laringite: A laringite consiste na inflamação da laringe, causada por infeções, alergias, entre outras (veja adiante causas). Sintomas como “dor de garganta”, rouquidão ou mesmo afonia (impossibilidade de falar), dispneia (dificuldade em respirar ou “falta de ar”) são frequentes na laringite

Faringite: Dor ou irritação na garganta que pode ocorrer ao engolir ou não, muitas vezes acompanhada de infecções, como um resfriado ou gripe.

Perguntas interessantes