1)Por quê, D. João VI retornou à Portugal em 26 de abril de 1821? 2)O que ocasionou no Brasil, a chegada da família real? 3)Quais outras providências, D. João tomou, um ano após sua chegada no Brasil? 4)O que significou, a elevação do Brasil, para Reino Unido? 5)Na sua viagem de retorno à Portugal, o que D. João VI levou do Brasil, consigo? 6)Quais as mudanças que ocorreram, com a presença da família real no Brasil? 7) O que foi a abertura dos portos, uma das medidas feita, por D. João? 8)Com a chegada da família real, o que o Brasil experimentou, em seus grandes centros? 9)Com o retorno de D. João VI à Portugal, quem ficou no seu lugar? 10)Quando e onde a Família real chegou ao Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
(1)R: volta de D. João à Portugal ocorreu em 1821, como consequência direta da Revolução do Porto de 1820 e da convocação das Cortes, que idealizavam o retorno da família real e da Corte portuguesa, esta última entendida como o conjunto de órgãos públicos responsáveis pela administração do Estado.
02:A vinda da família real para o Brasil está relacionada com a deterioração das relações diplomáticas existentes entre a França e Portugal na virada do século XVIII para o século XIX. Essa situação tem relação com os acontecimentos que foram ocasionados pela eclosão da Revolução Francesa, a partir de 1789.
03:A primeira grande medida tomada por D. João VI, assim que chegou ao Brasil, foi promover a abertura dos portos brasileiros para as “nações amigas”, o que na prática significava apenas a Inglaterra – grande aliado e parceiro econômico de Portugal.
04:A elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves significou melhorias políticas, econômicas e sociais, visto que o Brasil deixou de ser uma mera colônia e passou a ter reconhecimento formal como parte essencial do reino português.
05:Não sei.
06:Criação do Banco do Brasil, em 12 de outubro de 1808; * Início da atividade da Imprensa Régia, em 1810; * Abertura da Academia Real Militar, em 1810; * Inauguração da primeira biblioteca em solo nacional, a Real Bibliotheca (atual Biblioteca Nacional), em 1811.
07:A Abertura dos Portos (1808) foi um tratado econômico assinado entre Portugal e Inglaterra no contexto das Guerras Napoleônicas. Este se caracterizou pela possibilidade das colônias portuguesas, na América, estabelecerem relações comerciais com outras nações europeias.
08:Com a chegada da família real, o Brasil experimentou, em seus grandes centros, um grande desenvolvimento resultado de uma série de medidas implementadas por D. João VI, rei de Portugal. Instalado no Rio de Janeiro, o rei português autorizou a abertura dos portos brasileiros às nações amigas, permitiu o comércio entre os brasileiros e os ingleses como medidas de destaque no âmbito econômico.
09:Depois, voltou atrás." Decisão tomada, em 22 de abril de 1821, Dom João 6º nomeou Dom Pedro príncipe regente — da parte brasileira, evidentemente, do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.
10:Assim: Em novembro de 1807, a Família Real saiu de Lisboa, capital de Portugal, e veio morar no Rio de Janeiro, que na época passou a ser a capital do Brasil e de todo o reino também. Só pra lembrar, há dois séculos atrás, o Rio era bem diferente do que é hoje.
Explicação:
Nenhuma