1-Por que apelidaram Rodrigo de gaúcho?
2-O que os(as) colegas da turma de Rodrigo mais estranharam nele?
3-Quando o menino contou que se atrasou porque o pai dele "pechou", ninguém sabia o significado de "pechar", mas a professora descobriu o sentido dessa palavra. Como foi que ela descobriu seu significado?
4-Qual explicação a professora deu à turma sobre o jeito diferente de falar de Gaúcho?
5-De acordo com o texto, qual a origem da palavra pechada, que hoje pertence também ao português? O que ela significa?
URGENTEEEEEE!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
A professora aproveitou o sotaque do Gaúcho para ensinar que um mesmo idioma pode ter variações de pronúncia, de acordo com a região.
Ao ensinar que “tu” e “você” estão ambos corretos em português, a professora está admitindo que se pode falar de uma ou de outra forma.
A frase com que o Gaúcho explicou a razão de ter chegado tarde à aula foi entendida com clareza pela professora, mas não pela turma.
Explicação:
Confia
Lendo o texto "Pechada", de Luís Fernando Veríssimo, temos:
1 - Os alunos deram o apelido de gaúcho ao Rodrigo porque ele era do Rio Grande do Sul.
2 - Os colegas de turma estranharam seu sotaque.
3 - A professora descobriu o significado de "pechar" quando pediu que Rodrigo explicasse melhor o que tinha ocorrido. Quando ele contou que um carro pechou o outro, ela inferiu que havia acontecido uma batida.
4 - A professora explicou à turma que o Gaúcho falava de um jeito diferente porque o Brasil é grande, tem várias regiões e cada uma tem seu sotaque, sua pronúncia.
5 - A origem da palavra pechada é o espanhol e significa "bater com o peito".
Entendendo o texto
O texto é uma crônica que tem como tema a variação linguística, ou seja, as diferentes maneiras usadas para se falar uma língua (no caso, a língua portuguesa).
Vemos que há um narrador em terceira pessoa (fora do texto), que conta sobre a chegada de Rodrigo, um menino vindo do Rio Grande do Sul, que falava com sotaque diferente. Além dele, há outros personagens:
- a professora;
- o gordo Jorge;
- os outros alunos;
- o pai de Rodrigo (apenas citado na conversa).
Apesar da explicação da professora, o gordo Jorge não está convencido de que ele e Rodrigo falam a mesma língua, e isso piora quando Rodrigo fala uma frase que ninguém entende (nem a professora):
- "O pai atravessou a sinaleira e pechou".
A professora só conseguiu descobrir o sentido por inferência, quando pediu ao Rodrigo que explicasse melhor. Sinaleira é sinal e pechar é bater com o carro (uma gíria baseada na língua espanhola).
No fim de tudo, Rodrigo acaba ganhando o apelido de pechada.
Para saber sobre interpretação de texto, que vai te ajudar a responder esse tipo de perguntas, acesse: brainly.com.br/tarefa/20529103