História, perguntado por jibknm, 10 meses atrás

1) Por que a vinda da Família Real portuguesa para o Brasil está relacionada com o Bloqueio Continental de Napoleão Bonaparte na Europa?
R:

2) Por que a Inglaterra apoiou a transferência da Corte portuguesa para o Brasil?
R:

3) Ao chegar no Brasil, a primeira medida tomada por D. João foi a assinatura do decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas. Por que essa medida beneficiou brasileiros e ingleses?
R:

4) Por que os comerciantes portugueses foram prejudicados com a Abertura dos Portos?
R:

5) Após a queda de Napoleão Bonaparte, os portugueses passaram a exigir o retorno da Família Real para Portugal. Depois de seis anos, D. João retornou, em 1821, deixando no Brasil o príncipe D. Pedro, seu filho mais velho. Essa medida foi tomada para garantir que o Brasil continuasse sendo Reino Unido à Portugal. Entretanto, as Cortes portuguesas (Parlamento) continuaram exigindo a volta do príncipe regente. Por que D. Pedro tomou a decisão de ficar no Brasil?
R:​

Soluções para a tarefa

Respondido por arturnetogamer
3

Resposta:

1- por que o napoleao estava dominando a europa logo portugal nao tinha com fazer comercio com a Inglaterra pois e inimiga de napoleao e da frança ai a familia nao teve opção a nao ser fugir para o brasil

2-por que assim poderia cobrar de portugal por muito dinheiro e "juros" e para preserva um parceiro comercial

3- aumento o comercio de matéria prima sendo exportado para a inglaterra

4-por que cortaram a ligação com portugal a relaçao do comercio e assim diminui a economia portuguesa

5-para nao perder o  seu cargo de imperador do Brasil e tambem manter relaçoes comercias com portugal

Explicação:

espero ter ajudado

Respondido por DeltaH
1

1) Porque Napoleão, em suas ambições de dominar a Europa, determinou que nenhum país Europeu comercializasse com a Inglaterra. Sob o comando de dom João VI, um monarca extremamente indeciso, Portugal fez uma série de malabarismos com essa questão, até Napoleão se cansar e anunciar uma invasão ao país, o que forçou a fuga da corte.

2) Com a transferência da corte portuguesa para o Brasil, a Inglaterra podia melhorar suas relações com a família real e exigir regalias comerciais e financeiras deles, por providenciarem suas frotas para proteção das esquadras reais e auxiliarem a resistência dos portugueses à invasão de Bonaparte, além dos acordos comerciais que surgiriam.

3) A Abertura dos Portos foi benéfica para brasileiros e ingleses, porque estes tinham agora mais um país para o qual direcionar sua gigantesca produção, ocasionada pela Revolução Industrial, e aqueles puderam usufruir de bens de consumo inexistentes no Brasil colonial, além de não estarem mais atrelados à economia portuguesa.

4) Porque antes os portugueses detinham monopólio de comércio sobre o Brasil: todas as trocas deveriam ser feitas com a metrópole. Com o rompimento desse paradigma, os portugueses, sem capital e produtos de similar qualidade à dos ingleses, passaram a ter dificuldades em comercializar seus bens.

5) Dom Pedro mostrou-se inicialmente favorável a Portugal nessa questão. Conquanto, além de ter crescido no Brasil, Pedro I ficou inconformado com as tentativas incessantes das cortes de eliminá-lo da política nacional, visando forçá-lo a ir para a Europa "em viagem". Além disso, tratavam-no com desrespeito e passaram a usar seu pai como marionete de reformas liberais. Revoltado com a situação de seu país, Pedro optou por apoiá-lo contra os portugueses.

Perguntas interessantes