1 por que a União das coroas ibéricas resultou na conquista holandesa de Pernambuco?
2 qual foi a relação estabelecida entre o governador Maurício de Nassau e os senhores de engenho?
3 o lema que foi adotado pelos rebeldes Pernambucos,"a guerra da liberdade divina". explica a motivação de rebelião contra os holandeses?
4 Henrique Dias era um"preto forro" na linguagem do brasil colonial?
5 qual é a relação entre o chamado "arraial dos pretos" e a insurreição pernambuca?
6 qual foi a importância do arraial do bom Jesus na resistência dos colonos contra os holandeses?
7 qual é a relação de Filipe camarão com as guerras holandesas em Pernambuco?
8 qual é a relação entre a conquista holandesa do nordeste e a economia açucareira colonial?
9 por que a afirmação a seguir é falsa?
todos os indígenas e os negros de Pernambuco apoiam a guerra contra os holandeses liderados por Filipe camarão e Henrique Dias respectivamente.
10 qual foi a importância do morro dos guararapes na insurreição de pernambucana?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)A União Ibérica foi a unificação dos reinos de Espanha e Portugal entre 1580 e 1640. ... Os holandeses eram inimigos dos espanhóis, de quem se separaram por causa da sua independência, e aproveitaram a unificação das duas coroas para invadir o Nordeste brasileiro e dominar as técnicas de produção açucareira.
2)Para o cargo de governador, foi nomeado o conde João Maurício de Nassau, que chegou ao Recife em janeiro de 1637. No período em que governou o Brasil-holandês, entre 1637 a 1644, Nassau procurou estabelecer uma administração eficiente e um bom relacionamento com os senhores de engenho da região.
3)Os insurgentes adotaram para designá-los o termo "Independentes", como senha a palavra "Açúcar" e como lema a expressão "Restauração da Liberdade Divina e da Pátria Independentes", para demonstrar o desejo de se tornarem livres da Holanda, a qual tinham sido submetidos pela conquista, consolidada através de um tratado
4)Henrique Dias, que também atendia pelo apelido de “Boca Negra”, era um preto forro — ou seja, liberto — e não precisava ter tomado partido na guerra. ... Com as rebeliões de escravos se sucedendo com frequencia, os brancos não julgavam um bom negócio armar negros e incentivá-los a lutar.
5)Insurreição Pernambucana, também referida como Guerra da Luz Divina, foi um movimento contra o domínio holandês na Capitania de Pernambuco. Ele ocorreu durante a segunda das invasões holandesas no Brasil e culminou com a expulsão dos holandeses da região Nordeste do país, devolvendo-a à coroa portuguesa.
6)(1590-1647), organizou a resistência ao invasor holandês, a partir de 1630. Nessa qualidade, coordenava a linha de cerco portuguesa e espanhola em torno de Olinda e seu porto, Recife, com o objetivo de confinar o invasor ao litoral, dificultando-lhe o abastecimento e o acesso aos engenhos de açúcar do interior.
7)Um autêntico herói do povo brasileiro
Voltando da Bahia, em 1645, Felipe Camarão participou de inúmeros combates sob as ordens de João Fernandes Vieira e André Vidal de Negreiros, e ajudou a manter os holandeses encurralados, mais uma vez, sem poder por os pés fora do Recife.
8)Os holandeses desempenharam o papel de financiadores e intermediários na empresa açucareira lusitana. Durante as primeiras décadas do período colonial, os portugueses decidiram viabilizar a exploração do espaço colonial com o desenvolvimento da exploração açucareira.
9)Porque ao contrário do que se diz nesse trecho, os índios e os indígenas se rebelaram contra os capitães donatários portugueses, chegando assim muitas vezes a a dizimar certas capitanias hereditárias.
10)A dupla vitória portuguesa, nos montes Guararapes, é considerada o episódio decisivo da Insurreição Pernambucana, que pôs fim às invasões holandesas no Brasil e ao chamado "Brasil Holandês" (Nova Holanda, para os holandeses), no século XVII.
Espero ter ajudado! : )
(Se puder colocar melhor resposta agradeço)