1. Por que a região ao sul da Colômbia preocupa as autoridades latino-americanas?
Soluções para a tarefa
Resposta: A adesão colombiana à Aliança Atlântica é "muito perigosa" para a América Latina, "região que se manifesta contra a presença dos navios equipados com armas nucleares da Marinha Real do Reino Unido nas Malvinas".
Explicação: espero ter ajudado :)
Resposta:
Alguns especialistas latino-americanos acreditam que a cooperação pode ser interpretada como uma decisão de continuar bloqueando a influência venezuelana na região. Mas, em geral, a parceria colombiana com a aliança militar é vista como um alarme para a América Latina. Seria um sinal de que os Estados Unidos, ao lado dos europeus, estariam dispostos a interferir em questões sul-americanas. Em junho de 2013, durante o primeiro mandato do presidente colombiano Juan Manuel Santos, quando a Colômbia e a aliança militar assinaram um acordo de intercâmbio de informação e segurança, vários governos vizinhos mostraram preocupação, inclusive o Brasil, na época governado por Dilma Rousseff. Desta vez, o governo Temer preferiu não comentar, argumentando ser uma “questão soberana” da Colômbia.
Já a Venezuela voltou a reprovar a cooperação militar. Caracas afirmou que a parceria com a Otan viola acordos bilaterais e regionais assinados pela Colômbia com organizações como a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) e a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) que declararam a região “zona de paz”.