Filosofia, perguntado por luluggsilva807, 11 meses atrás

1) Por que a passividade do cidadão só interessa ao déspota? 2) Explique a afirmação de Bobbio segundo a qual Stuart Mill desejava estender o direito de voto às classes populares porque, entre outros motivos, a participação eleitoral tem grande valor educativo. 3) O texto de Stuart Mill é datado do século XIX e por isso se refere ao operário cujo trabalho era repetitivo e limitado ao universo da fábrica. No entanto, atualmente as mídias como o celular e a internet permitem o contato imediato de pessoas de qualquer segmento social, ampliando o âmbito da comunicação. Pesquise em grupo os acontecimentos de 2011 nos quais foram usados esses recursos, como o Occupy Wall Street e a Primavera árabe e respondam: a) Quais eram os objetivos de cada um desses movimentos? b) Analisem se essas novas mídias poderão vir a ter importância política de agora em diante e por quê. c) Há quem pense que não estamos "preparados para a democracia" e, portanto, precisamos de tutela até chegar à maioridade política. Para essas pessoas, "o povo brasileiro ainda não sabe votar". Como você avalia essa maneira de pensar? Justifique.

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
41
Olá!

1 - Os déspotas são tipos de governos que se chamam de "esclarecidos" e que acabam se aproveitando de épocas favoráveis para se manterem no poder. É com a passividade da população que eles encontram a melhor artilharia para conseguir continuar governando.

2 - Segundo Bobbio o único meio de fazer com alguém se transforme em cidadão é lhe entregar o beneficio dos direitos democráticos, como o voto. Tendo a necessidade de cidadãos ativos.

3 - A) O Occupy Wall Street tinha como objetivo lutar contra as desigualdade socioeconômicas. E a Primavera Árabe tinha como propósito finalizar com a ditadura de Muammar Kadhafi.

3 - B) Sim as novas mídias sociais possuem influência em vários cenários da vida do ser humano agora. No meio político muitas pessoas podem usar esse método para propagar seu ideais e conseguir seguidores fieis.

3 - C) Infelizmente no Brasil é muito comum ver a compra de vota, é quase impossível você não conhecer alguém que tenha vendido seu voto para algum político. Então quando as pessoas dizem que o "brasileiro não sabe votar", está se referindo ao fato de que muitos não sabem separar sua individualidade da coletividade, o que é preciso pois nós vivemos em uma democracia.

Espero de ajudado! Bons Estudos!
Perguntas interessantes