1) Por que a membrana plasmática é chamada de lipoproteíca?
2) Explique permeabilidade seletiva,
3) Quais as funções da membrana plasmática?
4) Cite duas diferenças entre fagocitose e pinocitose.
5) Quais os tipos de transporte realizados através da membrana plasmática?
6) Diferencie endocitose e exocitose.
7) Explique modelo de mosaico fluido.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) A membrana seleciona as substâncias que entram e saem da célula. Graças a essa função, dizemos que a membrana possui permeabilidade seletiva, ou seja, é capaz de selecionar as substâncias que vão atravessá-la. ... A membrana plasmática possui composição lipoproteica, ou seja, é formada por proteínas e lipídios.
2) A permeabilidade seletiva é uma das principais atividades realizada pela membrana plasmática. Essa função corresponde à seleção de substâncias que entram e saem da célula. Isso significa que a membrana age como uma espécie de “peneira”, escolhendo pequenas substâncias e dificultando a passagem de substâncias maiores.
3) Função da membrana plasmática é
Proteger a célula contra a ação de diversos agentes; Controla as substâncias que entram e saem da célula; Detecta sinais do meio externo; Em células vegetais, coordena a síntese e o agrupamento das microfibrilas da parede celular.
4) Fagocitose é o processo pelo qual a célula engloba partículas sólidas. Já a pinocitose é a ingestão de líquidos ou pequenas partículas dissolvidas em solução aquosa. 2ª - A fagocitose ocorre através da emissão de pseudópodes (expansões da membrana plasmática) que irão envolver as partículas.
5) Existem três tipos de transporte passivo pela membrana celular: a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose.
6) Exocitose, diferentemente da endocitose, é responsável pela eliminação de partículas pela célula. É através desse processo que são eliminados os corpos residuais formados no processo de fagocitose e pinocitose. Além disso, através da exocitose, também ocorre a liberação das substâncias secretadas pela própria célula.
7) O modelo do mosaico fluido recebeu essa denominação porque a membrana plasmática assemelha-se a um mosaico formado por proteínas inseridas em um fluido de lipídios. O modelo do mosaico fluido foi proposto em 1972, por Singer e Nicholson, para explicar a estrutura da membrana plasmática.