1. Por que a ética da Idade Moderna pode ser considerada uma ética antropocêntrica? Vincule sua resposta a uma interpretação da seguinte frase de Voltaire, um filósofo desse período, em seu Tratado de metafísica (cap. 9): “ser desprezado por aqueles com quem se vive é coisa que ninguém pôde e jamais poderá suportar. Talvez seja esse o maior freio que a natureza tenha posto nas injustiças dos homens”.
Soluções para a tarefa
A ética da idade moderna foi fortemente influenciada tanto pelo humanismo como pelo renascimento, de modo que ela colocava a resolução dos problemas humanos como o principal objetivo da ética, abandonando um modelo ético teológico que colocava, a Fé como mais importante que a dignidade humana, sendo considerado, na Idade Média, um dever ético a imolação das bruxas, enquanto que na Idade Moderna isto passa a ser visto como um absurdo indefensável.
Por conta disto a ética dos modernos deixou de ser meramente um conjunto de máximas inquestionáveis e passou a ser uma tarefa política fundamental: era necessário que a ética garantisse que não houve desrespeito à dignidade humana e que garantisse o desenvolvimento das comunidades, de modo que não causar mal ao outro e não ser visto pelos outros como um vilão se tornou o objetivo principal da ética dos modernos,
Resposta:
Por que com o final da idade média, o ser humano torna-se novamente o centro de interesse por meio do humanismo. Este fato orientou uma nova concepção moral, centrada da autonomia humana.
Espero ter ajudado :)