História, perguntado por sprinwgay, 8 meses atrás

1 – Por que a dispersão da castanha-do-pará é um indício da comunicação entre diferentes povos indígenas da América?


2 – Compare e avalie os efeitos, para o ambiente e para a vida humana, de um meio de comunicação e de transporte como o do Peabiru com os desenvolvidos pela sociedade industrial dos dias atuais.


Exynos: pd dar como melhor resposta?

Soluções para a tarefa

Respondido por Exynos
9

Porque a castanha do Pará, assim como outros diversos produtos, era amplamente distribuída pelas redes de comércio estabelecidas entre os diferentes povos. A produção deste tipo de alimento era bastante forte na região norte do Brasil, onde encontra-se hoje o Estado do Amazonas, e o fato de outros povos, em outras regiões, terem consumido o produto, demonstra que havia uma comunicação entre estas populações.

Peabiru é um caminho construído pelos indígenas, esse caminho tinha o objetivo de interligar vários lugares, servia de troca comercial e  uma maneira de comunicação entre os povos.

 

Estes caminhos são interessantes, já que mostra como eram realizada a comunicação  pelos primeiros moradores da América. Comparado com atualmente, percebemos que há uma degradação da natureza de variadas formas com as aberturas de estradas.

Com o crescimento atual  do comércio e das trocas comerciais, o homem precisa cada vez mais desenvolver meios de comunicação mais velozes. Esses meios de comunicação, não é nem possível  comparar com o de Peabiru, já que, hoje em dia o que conta não são os danos para o ambiente e para o homem e sim o quão lucrativa vai ser a construção.

Perguntas interessantes