1 — Por qual motivo o governante da Itália Benito Mussolini escolheu o fascismo? 2 — Qual foi a base do fascismo e quais pontos eles tinham em comum? 3 — Descreva como o Partido Fascista chegou ao governo na Itália Atividade 2 1 — Explique por que o movimento nazifascista é definido pelo autor do texto como um movimento contrarrevolucionário. ATIVIDADE 3 1 — Podemos afirmar, segundo o autor, que o sucesso do fascismo se deve exclusivamente à conjun- tura política ou econômica? Por quê?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Atividade 1
1: Havia na Itália, como em toda Europa ,um medo em função da "ameaça comunista"que se implantou após a chegada dos bolcheviques no poder na URSS. Assim com medo de novas revoluções russas e a tentativa de preservar o capitalismo na Itália , Benito Mussolini escolher o fascismo como caminho para conter o avanço de socialista e comunista em seu país.
02: Era formada por indivíduos de classe média que tinham três pontos em comum: oposição a democracia liberal, forte nacionalismo e ódio ao comunismo.
03:O partido fascista que em 1919 não obteve um bom desempenho nas eleições , buscar na organização paramilitares (camisas negras ) com o uso da violência para dizimar seus adversários com apoio de setores conservadores da sociedade italiana. Entretanto, para consolidaram seu poder , Mussolini e seus seguidores promoveram a famosa "marcha sobre Roma"que acabou por dar ao Duce,a condição de 1°ministro dado pelo rei Vitor Emanuel |||.
Atividade 2
01:A ideia do nazifascismo ser um movimento contrarrevolucionário está intimamente ligado ao apoio de empresários adeptos do capitalismo que eram contrário as ideias revolucionários dos trabalhadores,como ocorreu na Rússia em 1917, quando ocorreu a revolução com diretrizes socialista.
Atividade 3
01: não.Pois após a Primeira Guerra Mundial a Itália enfrentou uma grave crise econômica. O que gerou problemas de ordem social, sobretudo com relação aos trabalhadores do setor industrial, gerando inflações.Essa frustração vai inflar ainda mais o nacionalismo italiano.É nesse ambiente que surgem alguns políticos e ideólogos com um discurso inflamado de resolver problemas complexos e com a capacidade de falar aquilo que o povo mais queria ouvir.
1 - O governante da Itália Benito Mussolini escolheu o fascismo quando começa a divergir com membros de seu partido no início da Primeira Guerra Mundial, ao demonstrar uma clara defesa quanto à entrada da Itália na guerra, e pretendia declarar seu posicionamento e no jornal do partido, ele era jornalista.
Porém, com essa declaração, foi expulso do jornal Avanti, e teve que criar o seu próprio jornal, o Il Popolo d'Italia, em tradução livre: O Povo da Itália.
Com o término da Primeira Guerra Mundial, Mussolini então, se associa a integrantes de inúmeras camadas sociais: operários, camponeses, profissionais liberais, militares, o que faz surgir a associação paramilitar Fasci Italiani di Combattimento, Feixe Italiano de Combate, que mais tarde, origina o Partido Nacional Fascista.
Acesse esse link e saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/30397613
2 - As bases do fascismo são os posicionamentos políticos de:
- Esquerda e direita
- Conservadores e anti-conservadores
- Nacionais e supranacionais
- Racionais e anti-racionais
Tendo como pontos em comum com essas ideologias os preceitos de:
- Poder ditatorial
- Repressão da oposição
- Nacionalismo extremo
- Combate à democracia eleitoral
- Repressão da liberdade política e económica
- Defesa de uma hierarquia social natural
- Interesses individuais subordinados aos interesses da nação.
Lembrando que, os partidos fascistas apresentam distinções entre si, porém, tendo como similaridades, a oposição ao liberalismo, marxismo, socialismo e ao anarquismo.
Mesmo com elementos de extrema-direita em sua formação final, muitos acreditam que seja um junção de ambos os posicionamentos.
Acesse esse link e saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/9692626
3 - O Partido Fascista chegou ao governo na Itália através da nomeação de Mussolini para chefe do governo, e também da Marcha sobre Roma, eventos que culminam na conquista do poder pelos fascistas no dia 28 de outubro de 1922.
O partido de Mussolini teria conquistado a maioria dos votos nas eleições políticas em abril de 1924, por meio de inúmeras irregularidades, assim como foi denunciado largamente pela oposição, na voz de Giacomo Matteotti, assassinado logo após.
O crime foi assumido por Mussolini, usando o acontecimento para consolidar ainda mais seu governo autoritário.
Link contendo mais informações úteis:
https://brainly.com.br/tarefa/22419219
4 - O movimento nazifascista é definido pelo autor do texto como um movimento contrarrevolucionário, ao se caracterizar como sistema político paralelo ao socialismo, ao imperialismo, sendo também antiburguês, autoritário, antiliberal e nacionalista.
As promessas de Mussolini ao assumir o poder, eram de restauração das sociedades destruídas, seu consequente enriquecimento, e uma Itália sem partidos políticos que fossem contrários a sua visão.
O que se viu foi a extinsão das liberdades individuais, a censura de jornais, o fim do poder do Senado e da Câmara dos Deputados, e uma repressão violenta.
Mussolini foi tão somente um ditador, detentor de plenos poderes.
Aprenda mais sobre o Fascismo como movimento contrarrevolucionário: https://brainly.com.br/tarefa/30201903
5 - O sucesso do fascismo não se deve exclusivamente à conjuntura econômica e nem a política, tendo em vista que tal sistema de governo falhou em ambos os aspetos, ao ser ditatorial e tolher o comércio internacional.
O sucesso do fascismmo estaria diretamente relacionado a educação, pois segundo seus seguidores, somente uma educação baseada em tais principios, possibilitaria que o regime reverberasse da forma ideal.
Enquanto que na política só deveria existir um partido político, na economia, se entendia que auto-suficiência econômica, ou seja, a autarquia, deveria ser sumeriamente adotada.
Continue aprendendo sobre temas relacionados: https://brainly.com.br/tarefa/5646061
Bons estudos!