História, perguntado por fhdanieles, 2 meses atrás

1) Por quais grupos eram formados a sociedade da região açucareira no
século XVI e XVII?

2) Considerando que a sociedade açucareira era patriarcal, como era o
poder do senhor do engenho?

3) Quais fatores determinavam o lugar ocupado, na sociedade do açúcar?

4) O que eram os lavradores?

Soluções para a tarefa

Respondido por umacuriosa077
0

Resposta:

1) A sociedade da região açucareira dos séculos XVI e XVII era composta, basicamente, por dois grupos. O dos proprietários de escravos e de terras compreendia os senhores de engenho e os plantadores independentes de cana.

2)Assim, é importante concluir que os senhores de engenho, pessoas ricas, fidalgos, pessoas que faziam parte da aristocracia em Portugal e no Brasil, eram as pessoas que mandavam no engenho e tinham grande influencia em toda a região.

3)A posse de escravos e de terras determinava o lugar ocupado na sociedade do açúcar. Os senhores de engenho detinham posição mais vantajosa. Possuíam, além de escravos e terras, o engenho. Abaixo deles situavam-se os agricultores que possuíam a terra em que trabalhavam, adquirida por concessão ou compra.

4)Existiam também os lavradores, que não possuíam terras, somente escravos. Recorriam a alguma forma de arrendamento de terras dos engenhos para plantar a cana. Esse contrato impunha-lhes um pesado ônus, pois em cada safra cabia-lhes, apenas, uma pequena parcela do açúcar produzido

Perguntas interessantes