Saúde, perguntado por pollyanaguirra, 1 ano atrás

1. Por meio da lei Nº 8.069 de 13 julho de 1990 foi estabelecido no Brasil o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que tem por objetivo assegurar os direitos da criança e do adolescente em todos os âmbitos, em especial o direito a saúde e a educação. Apesar de ser um estatuto amplamente conhecido no Brasil, está longe de ser uma realidade. Segundo a Fundação Abrinq 2017 no Brasil existem aproximadamente 60,5 milhões de crianças e adolescentes na faixa etária entre 0 e 19 anos de idade, isso corresponde a 29,6 % da população geral do Brasil, 17,5 % residem na área rural e 82,5 em áreas urbanas. O relatório aponta, ainda, que no Brasil 55 milhões pessoas vivem em situação de pobreza, deste número, 17,3 milhões são crianças de 0 a 14 anos de idade.

De acordo com o Art. 2º do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente considera-se criança e adolescente. Assinale a alternativa correta.

Escolha uma:
a.
Considera-se criança, a pessoa até oito anos de idade, pré adolescente de nove a onze anos e adolescente entre doze e dezoito anos de idade.

b.
Considera-se criança, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. Correto

c.
Considera-se criança, a pessoa até onze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre quinze e dezoito anos de idade.

d.
Considera-se criança, a pessoa até onze anos de idade completos, e adolescente aquela entre treze e dezoito anos de idade.

e.
Considera-se criança, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre onze e dezoito anos de idade.
2. Nos últimos 5 anos o cenário epidemiológico das doenças sexualmente transmissíveis vêm sofrendo uma transformação preocupante, umas destas preocupações é que de acordo com Ministério da Saúde em 2017 o Brasil vive uma epidemia de sífilis, e os mais acometidos são os jovens, grande parte pelo sexo não seguro (sem o uso de preservativo), bem como os comportamentos de risco como uso de álcool ou drogas. Além da sífilis, também deve ser considerado o aumento nos casos de Hepatite B e HIV entre os jovens.

Dentro do contexto apresentado no texto, assinale a alternativa que contém as formas de prevenção de DST disponíveis em Unidades Básicas de Saúde.

Escolha uma:
a.
preservativos, vacinas, e esquema profilático para Hepatite B e HIV em caso de exposição aos vírus. Correto

b.
orientação e informação, grupos de estudo de DST, preservativos, e esquema profilático para HIV.

c.
preservativos, pílula do dia seguinte, vacinas, imunoglobulina, profilaxia prévia da Hepatite B e HIV.

d.
preservativos, vacinas e medicamentos que combatem o víru da Hepatite B após a contaminação.

e.
pílula anticoncepcional, preservativos, vacinas e medicamentos para profilaxia da Hepatite B e HIV.
3. São grandes as preocupações de saúde com os adolescentes, muito embora eles não tenham mudando tanto ao longo das últimas décadas, é preciso refletir sobre os novos problemas contemporâneos! Em recente publicação do Jornal El Pais declarou-se que a Organização de Mundial de Saúde (OMS) irá incluir em sua próxima publicação da Classificação Internacional de Doenças (CID – 11) o vício em games como transtorno. Essa é só uma das iniciativas da OMS, mas vale refletir que nos próximos anos teremos com certeza novos distúrbios, quem sabe o vício em redes sociais ou em novas tecnologias.

De acordo com o texto, além do vício em games, assinale a alternativa em que aparece outras situações de risco a que os adolescentes estão expostos, principalmente no Brasil.

Escolha uma:
a.
doenças infecto contagiosas, drogas, sexo, e vícios.

b.
acidentes automobilísticos, álcool e fumo.

c.
acidentes, violência, gravidez precoce e drogas. Correto

d.
morte violenta, sexo e gravidez, drogas e desemprego.

e.
violência, desemprego, discriminação e preconceito.

Soluções para a tarefa

Respondido por jhennyjdfn
12
Resposta Correta!

1 ) considera-se criança, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade.

2) preservativos, vacina, esquema profilático para Hepatite B e HIV em caso de exposição ao vírus.

3) Acidentes, violência, gravidez precoce e drogas.


(=^;^=)
Respondido por Usuário anônimo
5

1 -) b. Considera-se criança, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

2 -) a.  Preservativos, vacinas, e esquema profilático para Hepatite B e HIV em caso de exposição aos vírus.

3 -) c.  Acidentes, violência, gravidez precoce e drogas.

Perguntas interessantes