1 pontos
PERGUNTA 2
Na anemia a concentração de hemoglobina sérica sanguínea persiste reduzida ou existe alguma deficiência no tamanho ou número de hemácias. Ela pode ter sua etiologia originada a partir de dois pontos: deficiência de um mineral, primeiro, e de uma vitamina.
FERREIRA, C. D. et al. Coleção Manuais de Nutrição: fundamentos da nutrição. Salvador: Sanar, 2015.
ROSSI, A. C. et al. Nutrição moderna de Shils na saúde e na doença. 11. ed. Barueri, SP : Manole, 2016.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os dois tipos de anemias.
Cobre e vitamina B6.
Folato e cobalamina.
Vitamina B6 e cobalamina.
Ferropriva e megaloblástica.
Riboflavina e cobre.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ferropriva e megaloblástica
Explicação:
Os dois tipos de anemia já foram comprovados e indicam deficiência de ferro. A maioria dos casos estão relacionados a uma baixa ingestão de ferro no organismo, gerando influência sobre o tamanho dos eritrócitos e, consequentemente, diminuindo seu desempenho; e também a diminuição da vitamina B12, que além da própria anemia, está relacionada ao surgimento de sintomas, como: fadiga, letargia, fraqueza e até a perda da memória; sintomas que estão relacionados à baixa contagem de hemácias no sangue.
A anemia ferropriva acontece pela falta de ferro, que é o comporto que forma o grupamento heme, sem ele o oxigênio não se liga à hemoglobina, já a anemia megaloblástica acontece por problemas medulares e a hemácia é liberada muito jovem, muito grande ainda, geralmente isso acontece por conta da hemólise acelerada (alternativa D).
E qual é o problema que a anemia causa?
Com a anemia o organismo inteiro tem menos acesso ao oxigênio, dessa forma o metabolismo celular se torna mais lento e as células não conseguem trabalhar adequadamente.
Venha estudar mais sobre anemia
https://brainly.com.br/tarefa/8685319
#SPJ2
