1 ponto
6-Órgãos atrofiados, com
nenhuma ou pouca função
para o organismo e que
indicam relações evolutivas
entre as espécies são
chamados de:
O Orgãos homólogos
O Órgãos vestigiais
O Órgãos análogos
O Órgãos principais
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:Segundo a teoria da evolução, os organismos sofreram e sofrem modificações ao longo do tempo, sendo que novas espécies surgem a partir de algum ancestral comum. Estudando diferentes grupos de organismos, percebemos diversas características que servem de evidência para essa teoria. A presença de órgãos vestigiais é uma dessas evidências.
Podemos definir órgão vestigial como uma estrutura atrofiada que possui pouca ou nenhuma função em um determinado organismo. Um dos principais exemplos de órgãos vestigiais é o apêndice humano. Essa projeção do intestino não apresenta grandes funções para o homem, porém é bastante desenvolvida em alguns animais herbívoros, tais como o coelho.
Estudos sugerem que o apêndice pode ter sido útil para nossos ancestrais e que estes possuíam uma dieta mais rica em vegetais, uma vez que o apêndice apresenta como função principal abrigar micro-organismos capazes de quebrar a celulose. Com a mudança da dieta humana, esse órgão não apresentou mais vantagens e hoje é encontrado apenas como uma estrutura vestigial.
;)